Livro sobre a história de Quarteira e passeios marcam Jornadas Europeias do Património em Loulé

O lançamento de um livro sobre a história de Quarteira, um percurso a pé na cidade e a visita a […]

O lançamento de um livro sobre a história de Quarteira, um percurso a pé na cidade e a visita a uma necrópole da Idade do Ferro no Ameixial são as formas escolhidas por Loulé para assinalar as Jornadas Europeias do Património.

Já esta quinta-feira, 19 de setembro, às 18h00, na Alcaidaria do Castelo, vai ter lugar a apresentação do livro “Quarteira. Um pequeno centro cosmopolita”, de João Santos.

Este jovem investigador de História local apresenta o seu segundo livro sobre a sua cidade natal, onde aborda a história da cidade, antiga vila piscatória, nos séculos XIX e XX.

A obra, que é um documento de grande valor para o conhecimento mais profundo de Quarteira, divide-se em cinco capítulos: enquadramento histórico de Quarteira no século XIX e princípio do século XX, onde o autor faz uma abordagem ao Morgado de Quarteira; a 1ª República e a sua influência em Quarteira; a criação da Freguesia (1916) e a instalação da Junta e da Assembleia de Freguesia (1918); a afirmação do turismo em Quarteira e a Junta de Turismo; e o grande boom do desenvolvimento turístico e o crescimento de Vilamoura.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e Direção Regional de Cultura do Algarve, para sábado, dia 21, às 18h30, está prevista uma ação na Alcaidaria do Castelo de Loulé, no âmbito da Rota de Al-Mutamid.
Este percurso turístico-cultural, que nasce de uma candidatura POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), terá precisamente no Castelo de Loulé o grande ponto de informação para quem realize o itinerário.

Finalmente, no domingo, dia 22 de setembro, tem lugar a partir das 11h00, um percurso pedestre no Ameixial, no interior do concelho, integrando uma visita à Necrópole da Idade de Ferro, inserido no Projeto Estela O ponto de encontro e na Escola Primária. Inscrições através de [email protected] (nome e data de nascimento para efeitos de seguro).

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolve cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, de acesso gratuito na sua grande maioria. No caso de Portugal, a coordenação deste evento é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Este ano as atividades das Jornadas Europeias assentam na temática “Património/Lugares”, pretendendo chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade.

Os lugares estruturam o desenvolvimento pessoal e social, sustentam identidades, exprimem a dimensão cultural da sociedade, interessando conhecê-los para além do aparente, para os podermos estimar e proteger; a importância dos lugares é a importância da nossa identificação e o nosso sentimento de pertença a algum sítio, tornando-se fundamental sensibilizar os cidadãos para a sua proteção através de ações que estimulem a aproximação física e emocional ao património.

Comentários

pub