Cientistas mostram que o seu trabalho pode ser muito interessante e divertido

Os cientistas voltam a partilhar o seu conhecimento e criatividade com a comunidade em geral esta sexta-feira, em Faro, Lagos, […]

Os cientistas voltam a partilhar o seu conhecimento e criatividade com a comunidade em geral esta sexta-feira, em Faro, Lagos, Olhão e Tavira, em mais uma edição da «Noite Europeia dos Investigadores».

Uma iniciativa que pretende, acima de tudo, mostrar que a ciência, além de útil e relevante no nosso dia-a-dia, pode também ser bem interessante e divertida.

No Algarve, o local escolhido para concentrar muitas das atividades que serão propostas volta a ser o centro comercial Ria Shopping, em Olhão. O programa, que começa às 10 e se estende até às 23 horas, é sugerido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, em parceria com os Centros de Ciência Viva do Algarve.

O tema central da edição de 2013 da NEI, em Portugal, será «Futuro 2020», mas haverá iniciativas variadas, que tocam temáticas diferentes, apesar de fazerem a relação com o mote do evento.

As últimas novidades (ou futuras novidades) no que toca a alterações climáticas, alimentação, energias renováveis, arquitetura, urbanismo e agricultura são alguns exemplos do que se poderá ver, ouvir e experimentar ao longo do dia de hoje.

No Ria Shopping, os visitantes poderão desfrutar um dia repleto de atividades interativas, onde todos poderão ser cientistas por um dia, realizar várias experiências e, ainda, antever as metas de atuação de várias áreas da ciência para daqui a sete anos. Paralelamente a estas experiências, os Centros Ciência Viva da região irão realizar atividades, tais como encontros com cientistas e observação solar e astronómica.

Em Olhão, voltam a repetir-se os encontros “speed-dating” entre investigadores e o público, que poderá ainda participar em atividades interativas, além de assistir a palestras e workshops sobre os mais variados temas da ciência. As propostas “mãos-na-massa”, no espaço dos expositores, são outra aliciante da NEI. Até ao final do dia de hoje, haverá ainda tempo para teatro, música e uma tertúlia gigante com conversa e debates.

A organização espera uma afluência ao nível do ano passado, em que o evento foi considerado um sucesso, ao nível de público. Em Olhão, além do muito público escolar, vindo de muitas escolas da região, notou-se a presença de muitos curiosos, que visitaram a iniciativa sozinhos, em família ou em grupo.

A NEI vai estar em 27 cidades portuguesas, das quais quatro algarvias. A nível europeu, são mais de 300 cidades, de 30 países, que aderem à iniciativa.

 

Centros de Ciência Viva algarvios com programação especial da NEI

Além da “base” em Olhão, a Noite dos Investigadores também se celebra em Faro, Lagos e Tavira, nos Centros de Ciência Viva aí existentes. No Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, são sugeridas diversas atividades experimentais relacionadas com a temática da agricultura sustentável e energias alternativas, perspetivando o «Futuro 2020». Será ainda discutido o impacto da poluição luminosa no contexto das observações astronómicas. O público que se dirigir ao Centro também poderá trocar ideias com investigadores e perceber melhor o que fazem.

Em Lagos, há «gargalhadas científicas e estrelas, no Centro». A partir das 21h30, os cinco elementos do grupo «Cientistas de Pé vão protagonizar o espetáculo de stand-up comedy «Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas)». A partir das 22h30 haverá Observação Astronómica, que permitirá a miúdos e graúdos conhecer melhor alguns dos objetos celestes que rodeiam o nosso planeta.

Ao início da noite, mais precisamente às 20 horas, o professor da UAlg Celestino Ruivo irá demonstrar como se pode construir um forno solar, numa Oficina aberta ao público. Todas as atividades são de entrada livre.

No Centro Ciência Viva de Tavira, será demonstrado como as energias alternativas podem revolucionar os transportes e gadgets, para um Futuro 2020 sustentável e mais ecológico. Também será focada a potencialidade das microalgas, na base da alimentação em aquacultura, na captura de CO2 da atmosfera e na produção de energia (biocombustíveis).

Comentários

pub