Seis mil foram comer perceves ao festival em Vila do Bispo

Cerca de seis mil pessoas passaram pelo Festival do Perceve, evento que decorreu de 23 a 25 de agosto, no […]

Cerca de seis mil pessoas passaram pelo Festival do Perceve, evento que decorreu de 23 a 25 de agosto, no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo.

Alberto da Ponte, presidente do Conselho de Administração da RTP, o humorista Fernando Mendes, o cantor Pedro Barroso e o ex-ministro da Agricultura e Pescas António Serrano, foram algumas das figuras públicas que acorreram ao Festival para saborear os perceves.

Conhecida por oferecer marisco de qualidade, esta 2ª edição do Festival do Perceve, à semelhança do ano passado, ofereceu aos visitantes algumas das melhores iguarias que o município tem a nível gastronómico, nomeadamente perceves, lapas na chapa, burgaus, mexilhões, moreia frita, navalheiras, papas de xerém, polvo, choco frito, entre outros petiscos.

Organizado pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, o evento superou todas as expectativas, pois o número de visitantes, uma vez mais, foi superior ao previsto, conseguindo assim, atingir os objetivos do Festival e que eram, segundo a autarquia, «promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, e provar que o Festival do Perceve começa a ser um lugar de passagem obrigatório para quem está de férias no Algarve».

No decorrer deste certame, foi exibido o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior” cuja apresentação decorreu, no passado dia 2 de agosto, no Centro Cultural de Vila do Bispo.

O documentário mostra a vida dura dos marisqueiros na apanha dos perceves. Trata-se de um projeto levado a cabo pela Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, que tem como objetivo a preservação e gestão deste produto, bem como aquisição da sua certificação e rotulagem, concretizado através de uma candidatura ao programa PROMAR, afirmando Vila do Bispo como capital do perceve.

O Festival contou também com muita animação musical, onde marcaram presença os artistas João Paulo Cavaco, Zezinho, Xico Barata, o grupo Al-Buhera, World Jungle e ainda Cláudio Rosário que fechou, com chave de ouro, esta edição do Festival, que “foi um êxito”, como garantiu a organização.

No final, ficou a promessa que no próximo ano irá realizar-se a 3ª edição deste certame.

O evento contou também com a participação do Paintball Clube de Vila do Bispo.

Comentários

pub