Empreendedores não dispensam um encontro Beta Talk mesmo em tempo de férias

Em agosto, as boas ideias e a vontade de partilhar experiências não fazem férias e Portimão volta ser o ponto […]

Em agosto, as boas ideias e a vontade de partilhar experiências não fazem férias e Portimão volta ser o ponto de encontro de empreendedores, numa edição Beta Talk Especial Verão, que é a única a realizar-se este mês no Continente, juntando nesta terra tão ligada à indústria conserveira o sabor das conservas portuguesas e o espírito empreendedor da Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação.

No final de tarde de 16 de agosto, a partir das 19h00, a Beta Talk realizar-se-á no terraço do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com vista privilegiada sobre a cidade e o rio, num inspirador cenário para uma conversa com Ana Costa Franco, empreendedora e fundadora do projeto Maria do Mar, e André Marquet, co-fundador da Beta-i.

A alentejana Ana Franco vive no Algarve há 23 anos. Sem formação universitária, mas sempre com o seu lado empreendedor desperto, trabalhou em diversas áreas: secretariado, comercial, terapeuta holística, etc.

Com grande facilidade em adaptar-se às circunstâncias e em “arregaçar mangas”, manifestou sempre uma constante necessidade de mudar e evoluir.

Defensora de “slow food” e das tradições, em 2012 iniciou o projeto Maria do Mar e criou o seu próprio posto de trabalho, em simultâneo com a vontade de trazer para o Algarve conservas de excelente qualidade e embalagens cheias de uma saudosa tradição há muito desaparecida.

Por outro lado, André Marquet partilhará na primeira pessoa o seu percurso como co-fundador da Beta-i e atual coordenador de muitos dos projetos desta associação que têm marcado a agenda do empreendedorismo nacional, pondo em comum a sua experiência enquanto organizador e dinamizador de eventos como o TEDxEdges, o Startup Weekend ou o Lisbon Challenge.

Licenciado em Engenharia Telecomunicações pelo ISCTE e mestre em Informática e Telecomunicações pela mesma Universidade, André decidiu organizar em 2009 a primeira conferência TEDx em Portugal e logo depois fundou a Beta-i, sendo atualmente curador do Explorers Festival 2013.

A Beta-I é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve um importante trabalho na criação e dinamização de uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação, com a qual o Município de Portimão estabeleceu um protocolo de colaboração, de que resultou a realização de um Startup Weekend e dos encontros Beta Talk, que mensalmente têm lugar na cidade desde julho de 2012.


Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição prévia em http://betatalk-agosto.eventbrite.com/, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

Entre as duas talks com os convidados, e antes do wine-break, terá lugar um Beta-Pitch Corner para que os participantes possam apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

A Beta Talk tem organização local da Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria media do Sul Informação, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Em agosto, tradicional mês de férias, apenas serão promovidas Beta Talks nas cidades de Portimão e do Funchal.

Comentários

pub