Teatro, feiras, gastronomia, carros e motas marcam mês de julho no Algarve

O verão finalmente chegou e o Algarve quer que os turistas e os residentes o aproveitem da melhor maneira, entre […]

O verão finalmente chegou e o Algarve quer que os turistas e os residentes o aproveitem da melhor maneira, entre mergulhos, passeios e eventos, muitos eventos. O cartaz de animação de julho junta teatro, feiras temáticas, gastronomia, carros e motas, empurrando para a rua todos os que quiserem desafiar a ideia de férias pacatas e exclusivas do sol e praia.

A programação arranca já no próximo dia 05 com os bons costumes das Festas Populares de Boliqueime, para as quais foram convocados o tradicional jantar de milhos, a carne de porco frita, a chouriça assada ou os melhores doces e licores regionais.

Todos acompanhados por música popular e mostras de artesanato, fatores que aliciam os visitantes a participarem nos festejos que terminam dia 07 e duram das 20h00 no primeiro dia (19h00 nos restantes) às 02h00.

Pouco depois, dia 08, começa o Verão em Tavira, um acontecimento cultural gigante que engloba um festival internacional de teatro e artes de rua – o Cenas na Rua –, mostras de cinema nos claustros do Convento do Carmo, exposições no Palácio da Galeria sobre a Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar, feiras temáticas dedicadas ao livro, aos ofícios, às antiguidades e à inédita dieta mediterrânica. Tudo isto é muito, mas ainda não chega.

Tavira propõe-nos então até setembro (altura em que o Verão em Tavira encerra as suas propostas de animação) mais concertos no Parque do Palácio, na Praça da República e no coreto, sítio que albergará vozes de fado amador às quartas-feiras. Mais informações em www.cm-tavira.pt.

Podíamos não sair de Tavira, se o cartaz das «redondezas» não fosse também tão promissor. O que é certo é que logo no dia 10 (e até 14) os Arabian Days serão mais um pretexto para passearmos pelas ruas quentes da região, desta vez em Faro.

O centro histórico da cidade vai transformar-se num «verdadeiro reino das arábias», segundo a organização que preparou tudo até ao mais ínfimo pormenor: haverá a recriação de um palácio árabe do deserto, um palco construído com 78 metros cúbicos de sal, dezenas de tendas com variados negócios, interação com camelos, um falcão e um cão árabe, música, gastronomia, dança do ventre, malabaristas, cuspidores de fogo e encantadores de serpentes. São 1001 motivos para passar por este super souk das 1001 noites, entre as 19h00 e a 01h00.

Quase em simultâneo, nos dias 12, 13 e 14, realiza-se novamente o conhecido rali histórico Algarve Classic Cars, com base de partida no Tivoli Marina de Vilamoura.

Esta é a maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica e reúne cerca de 150 carros de marcas míticas como Rolls Royce, Bentley, Jaguar e Aston Martins.

O evento está inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e desdobra-se em dois percursos: o turístico e o desportivo (este último obriga o participante a executar 16 provas especiais de classificação). Mais informações em www.algarveclassiccars.com.

Entretanto começará em Loulé a quinta edição do Salir do Tempo, um festival que recria o ambiente medieval através de música, teatro de contextualização histórica, dança, animação de rua e exposições.

Além das artes, esta viagem ao passado inclui um mercado medieval onde estarão mercadores a vender mel, cortiça, cestaria ou frutos secos. Decorre de 13 a 14 de julho, em Salir, e tem entrada livre. Mais informações em www.cm-loule.pt.

A tão esperada Concentração Internacional de Motos do Algarve também acontece em julho, de 18 a 21, em Faro. Esta é uma das mais conhecidas e afluentes concentrações de motards da Europa pelos seus habituais quatro dias de convívio e música, com Axon, Xutos & Pontapés, Saratoga e Os Corvos. Outras informações em www.motoclubefaro.pt.

O resto do mês pertence (quase em exclusivo) à barriga. O II Festival do Medronho e a XVI Feira do Presunto chegam até nós de 19 a 21, em Monchique, enquanto de 26 a 28, entre as 18h00 e as 24h00, é a vez de o complexo desportivo de Lagos acolher a Feira Arte Doce e dezenas de visitantes gulosos que esperam provar a doçaria algarvia e espreitar o trabalho dos artesãos da região. A entrada é livre.

Continuando em tradição, entre 27 e 29 tem lugar a Feira da Serra em São Brás de Alportel com uma convidada de honra diferente – a amêndoa. Os saberes e sabores da serra do Caldeirão estarão no recinto da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, das 19h00 às 02h00 (dias 26 e 27. No dia 28 o recinto fecha à 01h00). A animação ficará entregue aos Irmãos Verdade, a Francisco Menezes e a Marco Paulo, por esta ordem.

Todos estes momentos de animação estão integrados no folheto «Algarve com Eventos» que visa juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias num guia em formato de bolso que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região.

O folheto pode ser encontrado nos postos de turismo do Algarve e está disponível para download em www.visitalgarve.pt.

Comentários

pub