PCP tenta parar Centro Hospitalar do Algarve na Comissão Parlamentar de Saúde

A criação do Centro Hospitalar do Algarve vai ser discutida na quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Saúde, por iniciativa do […]

A criação do Centro Hospitalar do Algarve vai ser discutida na quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Saúde, por iniciativa do PCP. O Grupo Parlamentar comunista apresentou um projeto de resolução contra o avanço deste novo modelo organizacional da saúde no Algarve e «em defesa da melhoria dos cuidados de saúde na região algarvia».

«A criação do Centro Hospitalar do Algarve mereceu a frontal oposição de vários órgãos autárquicos e de outras entidades da região, enquanto os profissionais de saúde e as suas organizações representativas foram marginalizados em todo o processo. Deste modo, a decisão de criar o Centro Hospitalar do Algarve ocorre à margem e em confronto com as populações e os profissionais de saúde», consideraram os comunistas.

«O PCP propõe o fim do processo de fusão do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio no Centro Hospitalar do Algarve. Em alternativa, deve ser desencadeado um processo, envolvendo a comunidade local, os utentes, os profissionais de saúde e as autarquias, de planeamento e organização dos serviços públicos de saúde – onde se inclua a construção do Hospital Central do Algarve e do novo Hospital de Lagos –, para garantir uma resposta de qualidade e eficaz do Serviço Nacional de Saúde aos utentes do Algarve», sugerem os comunistas.

Considerando que a criação do Centro Hospitalar do Algarve não serve o interesse dos algarvios e do Algarve, «apenas beneficia as entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde da região» o PCP recusa «liminarmente a redução de serviços e valências nos hospitais de Faro, Portimão e Lagos, de que resultaria um maior afastamento das unidades de saúde das populações e a degradação dos cuidados de saúde prestados».

Comentários

pub