Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Município de Albufeira assinou, no dia 25 de junho, com a direção geral do Tesouro e das Finanças, o contrato de adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), no montante de 16.786.325,68 euros, com o objetivo de proceder ao pagamento de faturas em atraso.

Esta assinatura surge na sequência do pedido de adesão da Autarquia, em outubro de 2012, ao PAEL, com o intuito de receber uma verba de 25.044.445,12 euros, destinada a regularizar o pagamento de dívidas municipais a fornecedores vencidas há mais de 90 dias.

Para além do PAEL, o plano de reposição do equilíbrio e sustentabilidade financeiras contempla ainda um plano de reequilíbrio financeiro para pagamento da restante dívida.

O Município de Albufeira previa, assim, contratar um empréstimo bancário até ao montante de 10.059.389,97 euros.

jf-quarteira

No entanto, nos últimos oito meses, de outubro a junho, a Autarquia efetuou pagamentos em atraso e de faturas que se encontravam no processo de reequilíbrio financeiro num total de 10.855.024,61 euros.

Desta forma, o contrato realizado com o Estado no âmbito do PAEL envolveu uma verba de apenas 16.786.325,68 euros e o empréstimo de reequilíbrio financeiro também registou um acentuado decréscimo, baixando para os 7.462.484,80 euros.

“A diminuição do montante em dívida deve-se essencialmente ao rigor imposto no controle das finanças municipais assente numa racional utilização dos recursos, quer financeiros quer materiais e, ainda, numa hierarquização de prioridades nas opções de gestão a tomar”, evidencia o presidente da Câmara José Carlos Rolo.

Entre 2011 e 2013, o Município de Albufeira registou um decréscimo global da dívida de aproximadamente 13 milhões de euros.

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

motofest

Albufeira acolhe mais uma edição do Motofest

IMG_6721

Filipe Pinto dinamizou sessão de sensibilização ambiental no Dia da Terra em Albufeira

Aldeia de Paderne

“Almoce e Jante Connosco” no dia 1 de Maio em Paderne