Edifício do Hotel da Inatel de Albufeira ganha nova vida

Um dos três edifícios do Hotel da Inatel da Praia dos Pescadores, em Albufeira, foi  oficialmente reinaugurado após uma intervenção […]

Um dos três edifícios do Hotel da Inatel da Praia dos Pescadores, em Albufeira, foi  oficialmente reinaugurado após uma intervenção de remodelação esta terça-feira e já está  acolher turistas há mais de uma semana.

O investimento de cerca de 4,5 milhões de euros permitiu dar uma nova cara a esta infra-estrutura da unidade hoteleira, que abriu originalmente a 9 de julho de 1960, ou seja, fez ontem 53 anos.

Olhando agora para o remodelado setor do Hotel, não se advinha tamanha longevidade. As obras que decorreram no último ano mudaram a “cara” do edifício e permitiram modernizá-lo. Ao nível da capacidade, a ala requalificada conta com 200 camas, em mais de cem quartos.

De caminho, aproveitou-se para tornar o edifício mais sustentável, com a introdução de elementos que visam a eficiência energética. Foram ainda feitas alterações de natureza estrutural, para adequar o edifício às exigências ambientais do local onde está erigido, mesmo junto ao areal da Praia dos Pescadores.

Segundo informação do INATEL, a intervenção no Edifício da Praia iniciou-se no final de 2012, com o objetivo de o dotar
de «condições de funcionalidade, de conforto e com uma nova imagem arquitetónica, sempre com a atitude assente
na sustentabilidade».

A Unidade Hoteleira de Albufeira que já contava com 217 quartos nos dois edifícios existentes – Edifício Principal
e Edifício do Turismo -, fica agora, com a renovação do Hotel Praia, com mais 110 quartos, dos quais 16 são comunicantes
e 16 são suites, de modo a potenciar a sua utilização por famílias.

No piso térreo, com amplos vãos envidraçados sobre a praia, os clientes terão ao seu dispor uma sala de refeições, uma galeria exterior, uma área comercial e um novo snack-bar com capacidade para 69 lugares sentados, bem como a antiga esplanada INATEL junto à praia, agora recuperada.

O objetivo das obras efetuadas foi, segundo o INATEL, dotar o Edifício da Praia de um «ambiente mais informal, moderno e funcional, tendo por objetivo libertar o máximo de espaço dentro do alojamento».

Veja as fotos da reinauguração – Fotos de Gabriel Clemente:

 

Comentários

pub