Associações de Caçadores ajudam a proteger Serra de Monchique dos incêndios

As seis associações e clubes que gerem o território de caça de Monchique vão ajudar a prevenir incêndios na serra, […]

As seis associações e clubes que gerem o território de caça de Monchique vão ajudar a prevenir incêndios na serra, tendo para isso assinado esta sexta-feira um protocolo com a Câmara de Monchique, que lhes vai atribuir 39 mil euros.

O protocolo prevê ações de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e ainda de beneficiação da Rede Viária Agrícola e Florestal.

A autarquia pretende que as associações assegurem de forma ativa a gestão das zonas de caça, nomeadamente garantindo a «manutenção das infraestruturas existentes (caminhos, aceiros e pontos de água) que permitam a criação de zonas de descontinuidade florestal essenciais à manutenção/expansão das populações cinegéticas e à prevenção e combate de incêndios florestais».

Outros objetivos são criar «as condições mínimas de manutenção dos habitats da fauna cinegética potenciando o sustento destas populações (abrigo, alimentação, condições de criação)», bem como permitir «a segurança da circulação rodoviária na rede viária rural e florestal que servem estas áreas de caça».

Pretende-se também «integrar as entidades no Sistema Municipal de Proteção Civil, com benefícios claros de conhecimento de territórios de forma permanente, com reporte à Proteção Civil Municipal de situações que se possam considerar de perigo».

As seis Associações/Clubes de Caça são: Associação de Caça e Pesca do Alferce; Clube de Caça e Pesca de Monchique ; Clube de Caçadores de Marmelete; Clube de Caça e Pesca de Torre da Guena e Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino.

Assim, a verba global de 39 mil euros será distribuída da seguinte forma:

– Associação de Caça e Pesca do Alferce – 4.000 euros
– Clube de Caça e Pesca de Monchique – 8.800 euros
– Associação de Caça e Pesca os Monchiqueiros – 11.600 euros
– Clube de Caçadores de Marmelete – 12,000 euros
– Clube de Caça e Pesca de Torre da Guena – 1000 euros
– Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino – 1.600 euros

Comentários

pub