Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoAumentar a produção e melhorar a qualidade do vinho e do azeite nacionais, tornando-os mais competitivos nos mercados internacionais, e preservar as castas em vias de extinção e variedades nacionais relevantes (Galega) é o que pretende a QualityPlant, a mais recente Spin-Off da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto, já premiado como melhor ideia de negócio e melhor prova de conceito no concurso nacional de empreendedorismo Arrisca C, é pioneiro no país na preservação e propagação de espécies agroflorestais, à escala empresarial.

Apostando em métodos de cultura in vitro (técnicas de clonagem) para preservação e propagação de plantas, muito mais rápidos e eficazes do que os convencionais, a tecnologia da QualityPlant – Investigação e Produção em Biotecnologia Vegetal, Lda, permite «não só garantir a produção de plantas de elevada qualidade fitossanitária, mas, essencialmente, assegurar a redução dos custos de produção para os viveiristas/agricultores, associados à eliminação de pragas ou doenças, e melhorar a sua produtividade, valorizando os produtos nacionais e estimulando a economia portuguesa com produtos mais competitivos, também a nível mundial», afirmam as fundadoras da Spin-Off, Elisa Figueiredo e Mónica Zuzarte.

lagos eventos
Sul Informação
Videira clonada

Outra grande aposta da QualityPlant, é a criação de um banco de germoplasma – GermplasmBank (conservação do património genético das plantas), um “seguro de vida” das plantas onde os produtores podem “guardar” o germoplasma das suas variedades mais promissoras, garantindo a sua preservação e futura utilização, p. ex., em casos de perdas naturais (cheias, secas, pragas)..

As técnicas de cultura in vitro garantem a uniformidade do património genético das plantas e permitem obter um elevado número de plantas de qualidade superior num espaço de tempo relativamente curto.

Por isso, a tecnologia da QualityPlant vai «colmatar diversas limitações da propagação convencional (estacaria e sementeira), nomeadamente a morosidade e insucesso do processo de enraizamento na propagação vegetativa por estacaria (ex: culturas de oliveira e citrinos), a contaminação de muitas espécies por agentes patogénicos (vírus da tristeza dos citrinos, podridão negra da videira, tuberculose da oliveira, etc.) e necessidade de grande espaço físico (ex: espécies arbóreas)», concluem as investigadoras da UC.

Por outro lado, a preservação de germoplasma de variedades nacionais com potencial económico é uma aposta inovadora e pretende ser esta a grande mais-valia da recém-criada empresa.

recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”