Poeta Joaquim Pessoa apresenta o mais recente livro na Leya no Pátio

O poeta Joaquim Pessoa vai estar amanhã, sábado, na livraria Leya no Pátio, no espaço cultural Pátio de Letras, em […]

O poeta Joaquim Pessoa vai estar amanhã, sábado, na livraria Leya no Pátio, no espaço cultural Pátio de Letras, em Faro, para lançar a sua mais recente obra, o livro «Guardar o Fogo». A apresentação do livro será feita por Maria da Conceição Andrade e Maria Fernanda Navarro.

«Poeta, publicitário e pintor, foi considerado por David Mourão-Ferreira uma das vozes mais destacadas  da poesia portuguesa do pós 25 de Abril, sendo mesmo considerado um “renovador” nessa área», segundo o Pátio de Letras. Durante algum tempo, Joaquim Pessoa foi docente do Instituto Dom Afonso III em Loulé.

«Os cento e quatro poemas que compõem Guardar o Fogo constituem um conjunto coeso, organizado em torno do eixo da criação literária. Se, em obras anteriores de Joaquim Pessoa, esta temática nunca deixou de estar presente, aqui, o processo da criatividade poética é o cerne, a espinha dorsal, o corpo do corpus», lê-se no prefácio desta obra.

O primeiro livro de Joaquim Pessoa foi editado em 1975 e, até hoje, publicou mais de vinte obras, incluindo duas antologias. Foram-lhe atribuídos os prémios literários da Associação Portuguesa de Escritores e da Secretaria de Estado da Cultura (Prémio de Poesia de 1981), o Prémio de Literatura António Nobre e o Prémio Cidade de Almada.

 

Bibliografia do autor:

“O Pássaro no Espelho”, “A Morte Absoluta”, “Poemas de Perfil”, “Amor Combate”, “Canções de Ex cravo e Malviver”, “Português Suave”, “Os Olhos de Isa”, “Os Dias da Serpente”, “O Livro da Noite”, “O Amor Infinito”, “Fly”, “Sonetos Perversos”, “Os Herdeiros do Vento”, “Caderno de Exorcismos”, “Peixe Náufrago”, “Mas.”, “Por Outras Palavras”, “À Mesa do Amor”, “Vou me Embora de Mim”.

Comentários

pub