Navio Noruega estuda crustáceos ao largo do Alentejo e Algarve

Estimar os índices de abundância e a estrutura das populações das principais espécies de crustáceos de profundidade, nomeadamente, o lagostim, […]

Estimar os índices de abundância e a estrutura das populações das principais espécies de crustáceos de profundidade, nomeadamente, o lagostim, a gamba e o camarão vermelho, bem como das espécies que constituem a sua fauna acompanhante, são os objetivos da campanha anual de investigação dirigida aos recursos de crustáceos do navio de investigação «Noruega», que começou no dia 14 de junho .

Durante um período de três semanas, serão cobertas as áreas ao largo do Alentejo e do Algarve, entre os 200 e os 750 metros de profundidade, estando prevista a realização de 80 estações, aproximadamente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as campanhas de investigação de crustáceos têm constituído uma fonte importante de dados, independentes da pesca, que são posteriormente utilizados na avaliação destes recursos, bem como no estudo da distribuição e biologia das principais espécies.

Têm ainda contribuído para a recolha de dados para estudos de biodiversidade e lixo marinho na ZEE continental Portuguesa de acordo com a Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

O Noruega é o navio de investigação na área da pesca e, depois de uma paralisação de vários anos em que esteve para ser abatido, voltou a navegar em 2012 e já vai no seu terceiro cruzeiro em 2013.

Comentários

pub