Noite de São João iluminada pela Super Lua Cheia

Esta noite os festejos do São João terão ainda mais luz, com a Super Lua Cheia que vai encher o […]

Esta noite os festejos do São João terão ainda mais luz, com a Super Lua Cheia que vai encher o céu . Este fenómeno é provocado pela órbita elíptica da Lua, que mensalmente aproxima e afasta da Terra o nosso satélite natural.

Quando uma Lua Cheia coincide com o ponto de maior aproximação da Terra (o perigeu), a Lua parece até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante que nas alturas em que a Lua Cheia ocorre no apogeu (ponto de maior afastamento da Terra).

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), uma definição mais “relaxada” do tamanho aparente da Lua é a de “Super Lua”: quando o intervalo temporal entre Lua cheia e perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas, ou seja, sempre que a Lua Cheia acontece a uma distância inferior a 110% do perigeu dessa órbita. Segundo esta definição, é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes. A cada 413 dias, a lua cheia coincide com o ponto de maior aproximação da Terra (o perigeu), e o resultado é o que se chama uma Super Lua Cheia.

Comparação das Luas Cheias no Perigeu e Apogeu. (Foto: Miguel Claro, Esquema: Ricardo Cardoso Reis (CAUP)

Não se trata de um fenómeno raro, mas nem por isso deixa de atrair as atenções. Aliás, os especialistas do OAL avisam que condições tão favoráveis para observar a Super Lua Cheia como a desta noite só voltarão a verificar-se daqui a 18 anos. Em 2014, a Super Lua Cheia calha a 10 de Agosto, mas não será tão visível como esta noite.

A Lua nasce em Lisboa às 21h06 e põe-se às 6h14 (horário válido para Portugal Continental), sendo estas as melhores ocasiões para ver a Super Lua, altura em que está mais próxima do horizonte e provoca um “efeito extra de ampliação” no cérebro…

O OAL explica que «é normal ver a lua cheia próxima do horizonte muito maior do que quando se encontra mais alta no céu noturno. Porém, este efeito não é ótico mas apenas cerebral, ou seja, é o cérebro humano que cria a “imagem fictícia” de uma lua enorme, não constituindo uma vulgar ilusão de ótica».

De qualquer modo, mesmo sendo apenas um efeito cerebral, ajudado pela aproximação da Lua à Terra, a verdade é que esta noite de São João será apropriada para ver o satélite natural do nosso planeta em todo o seu esplendor.

Comentários

pub