Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoA Comissão Europeia vai intentar uma ação junto do Tribunal de Justiça contra Portugal por não ter transposto para a legislação nacional a Diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios.

Esta diretiva prevê que os Estados‑Membros devem elaborar e aplicar requisitos mínimos de desempenho energético para todos os edifícios, garantir a certificação do desempenho energético dos edifícios e exigir a inspeção regular dos sistemas de aquecimento e de ar condicionado.

Além disso, a diretiva determina que os Estados‑Membros devem garantir que, até 2021, todos os edifícios novos correspondem à designação de «edifícios com necessidades quase nulas de energia». A diretiva devia ter sido transposta para o direito nacional até 9 de julho de 2012.

Banner lateral albufeira

«A eficiência energética é fundamental para atingir os nossos objetivos em matéria de energia e de clima e reforçar a competitividade da Europa. É essencial que todos os Estados-Membros adotem a legislação necessária para acelerar medidas de eficiência energética. 40 % do consumo de energia na UE corresponde ao setor dos edifícios e é a esse nível que é possível poupar mais energia», declarou Günther Oettinger, o Comissário da UE responsável pela energia.

A Comissão propõe uma sanção pecuniária diária de 25 273,60 EUR. A sanção proposta tem em consideração a duração e a gravidade da infração. Em caso de decisão favorável do Tribunal, a sanção pecuniária diária é paga a contar da data do acórdão até a transposição estar concluída.

O montante final da sanção pecuniária diária será decidido pelo Tribunal.

Em setembro de 2012, a Comissão enviou a Portugal uma notificação para cumprir sobre a transposição da diretiva. Em janeiro de 2013 foi enviado um parecer fundamentado.

Apesar de Portugal está a trabalhar no projeto de legislação, não existem quaisquer informações sobre quando a mesma será adotada, publicada e aplicada. Por conseguinte, continua pendente a transposição integral.

No decurso de 2012 e no início de 2013, foram iniciados processos por infração contra vários outros Estados‑Membros por não transposição ou por transposição parcial da Diretiva 2010/31/UE.

A Comissão continua atualmente a examinar a situação noutros Estados-Membros, aos quais foram transmitidos pareceres fundamentados por transposição incompleta.

A ação hoje iniciada está em conformidade com o objetivo da Comissão de assegurar a plena conformidade dos Estados-Membros com as regras de eficiência energética acordadas a nível da UE.

lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Aqualine CM

Parque aquático abandonado em Altura transforma-se em turismo rural

reuniao-interna-projeto-clad-biblioteca-tavira

Biblioteca Municipal de Tavira integra projeto europeu de combate à desinformação