Candidato socialista Fernando Anastácio reuniu-se com empresários da AHETA

A degradação geral de Albufeira em termos da sua paisagem urbana e o estado de falência da Câmara são duas […]

A degradação geral de Albufeira em termos da sua paisagem urbana e o estado de falência da Câmara são duas das situações que preocupam a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), reveladas num encontro com o candidato socialista à presidência da autarquia, Fernando Anastácio.

Na perspetiva da associação e do candidato, este quadro, que condiciona a ação dos empresários e influencia negativamente os resultados das empresas, “só poderá ser ultrapassado numa relação de estreita cooperação entre empresários e uma câmara renovada”  tendo em vista o aproveitamento  de fundos do Programa Operacional para o Algarve para o período de 2014-2020.

Segundo nota de imprensa da candidatura de Fernando Anastácio, «foi entendimento de ambas as partes que as ações a financiar pelo referido Plano devem ser definidas no âmbito de uma estratégia de melhoria da qualidade da oferta turística de Albufeira,  visando  o seu reforço competitivo no mercado internacional e, consequentemente,  a rentabilização das empresas e do mercado turístico».

«Mais do que uma promoção de fachada, a prioridade da câmara deve centrar-se na qualificação da envolvente urbana e ambiental dos empreendimentos turísticos  com recurso ao financiamento comunitário disponível para os próximos seis anos», foi a tónica do encontro, acrescenta a candidatura.

Esta estratégia de requalificação e valorização urbana e dos equipamentos públicos deve ser, segundo Fernando Anastácio e os representantes da AHETA, «eixos  prioritários da intervenção autárquica invertendo a degradação da malha urbana e das suas infraestruturas que se tem observado  nos últimos anos».

No encontro, foi acentuado ainda que os sucessivos aumentos das taxas e impostos municipais «têm minado a competitividade da oferta e já ultrapassaram o limite aceitável», como tem vindo a sustentar o candidato apoiado pela Plataforma Cívica Albufeira Consigo.

Albufeira, considerada a capital do turismo português, detendo 45 por cento das camas do alojamento turístico do Algarve, tem vindo – segundo Fernando Anastácio – «a perder prestígio e credibilidade no contexto dos municípios da região, impondo-se uma nova equipa para a autarquia com outra visão e outra estratégia para o futuro, não comprometida com a ruína económica da Câmara e o desastre urbanístico e ambiental».

«Uma nova Câmara, mais eficiente e aberta, capaz de alimentar uma nova relação com os munícipes e visitantes, baseada numa atitude cívica diferente»,  foi o compromisso do candidato para com os empresários do Turismo.

Comentários

pub