A degradação geral de Albufeira em termos da sua paisagem urbana e o estado de falência da Câmara são duas das situações que preocupam a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), reveladas num encontro com o candidato socialista à presidência da autarquia, Fernando Anastácio.
Na perspetiva da associação e do candidato, este quadro, que condiciona a ação dos empresários e influencia negativamente os resultados das empresas, “só poderá ser ultrapassado numa relação de estreita cooperação entre empresários e uma câmara renovada” tendo em vista o aproveitamento de fundos do Programa Operacional para o Algarve para o período de 2014-2020.
Segundo nota de imprensa da candidatura de Fernando Anastácio, «foi entendimento de ambas as partes que as ações a financiar pelo referido Plano devem ser definidas no âmbito de uma estratégia de melhoria da qualidade da oferta turística de Albufeira, visando o seu reforço competitivo no mercado internacional e, consequentemente, a rentabilização das empresas e do mercado turístico».
«Mais do que uma promoção de fachada, a prioridade da câmara deve centrar-se na qualificação da envolvente urbana e ambiental dos empreendimentos turísticos com recurso ao financiamento comunitário disponível para os próximos seis anos», foi a tónica do encontro, acrescenta a candidatura.
Esta estratégia de requalificação e valorização urbana e dos equipamentos públicos deve ser, segundo Fernando Anastácio e os representantes da AHETA, «eixos prioritários da intervenção autárquica invertendo a degradação da malha urbana e das suas infraestruturas que se tem observado nos últimos anos».
No encontro, foi acentuado ainda que os sucessivos aumentos das taxas e impostos municipais «têm minado a competitividade da oferta e já ultrapassaram o limite aceitável», como tem vindo a sustentar o candidato apoiado pela Plataforma Cívica Albufeira Consigo.
Albufeira, considerada a capital do turismo português, detendo 45 por cento das camas do alojamento turístico do Algarve, tem vindo – segundo Fernando Anastácio – «a perder prestígio e credibilidade no contexto dos municípios da região, impondo-se uma nova equipa para a autarquia com outra visão e outra estratégia para o futuro, não comprometida com a ruína económica da Câmara e o desastre urbanístico e ambiental».
«Uma nova Câmara, mais eficiente e aberta, capaz de alimentar uma nova relação com os munícipes e visitantes, baseada numa atitude cívica diferente», foi o compromisso do candidato para com os empresários do Turismo.
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