AIP promove compras conjuntas de eletricidade para PME

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) decidiu lançar o programa AGRUPAR – Compras conjuntas para as PME, sendo a primeira iniciativa […]

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) decidiu lançar o programa AGRUPAR – Compras conjuntas para as PME, sendo a primeira iniciativa orientada para a eletricidade.

Numa primeira fase desta ação serão recolhidas as adesões e informações que permitam conhecer o perfil de consumo; numa segunda, e após os estudos técnicos e jurídicos necessários, lançará uma consulta ao mercado com lotes de PME com perfil de consumo de eletricidade similar, para a obtenção de melhores condições de preço e de qualidade do fornecimento do serviço.

O lançamento desta iniciativa decorre do reconhecimento da posição de desvantagem negocial da maior parte das PME quando estabelecem individualmente contratos de aquisição de serviços de utilities que são prestados por empresas de maior dimensão que, regra geral, encontram-se em mercados com pouca ou nenhuma concorrência.

As associações empresariais como a AIP têm reclamado soluções que tornem esta relação mais equilibrada, designadamente, através de uma regulação pública mais eficaz que assegure melhores condições de preço e de serviço às PME portuguesas.

Em simultâneo a este tipo de intervenção é possível desencadear ações de agrupamento de PME com perfis similares de consumo desse tipo de serviços, para se poder fazer uma compra conjunta com maior poder negocial.

Um pouco por toda a Europa, têm-se multiplicado este tipo de ações que se vêm designando como de collective purchasing com resultados positivos para os consumidores, sejam eles empresas ou famílias e com impactes no melhor funcionamento dos mercados com uma concorrência acrescida da oferta de serviços.

Para além desta ação no domínio da eletricidade, a AIP irá dinamizar o programa “AGRUPAR – Compras conjuntas para as PME” noutras áreas de potencial ganho (gás, telecomunicações, água, seguros, serviços financeiros, serviços TIC, vigilância e limpeza, etc), sempre em colaboração com a rede de Associações Empresariais Regionais que vai assegurar a cobertura da totalidade do território do Continente.

Comentários

pub