Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Sul InformaçãoO Município de Portimão e a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve acabam de assinar um protocolo de colaboração sob o lema “Há vinhos do Algarve em Portimão”, que visa promover a produção do vinho algarvio e o património gastronómico do concelho.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão Manuel da Luz, e por Carlos Gracias, presidente de direção da CVA, por ocasião da tertúlia “Há vinhos do Algarve”, a primeira de um conjunto de atividades já programadas ao abrigo deste protocolo e que no passado sábado juntou algumas dezenas de pessoas na Casa Manuel Teixeira Gomes, as quais ficaram a conhecer um pouco mais sobre as potencialidades da produção vitivinícola regional.

No âmbito do protocolo, o Município de Portimão, enquanto entidade com competências no licenciamento de atividades económicas, desenvolvimento territorial e apoio às iniciativas locais, agirá como facilitador no envolvimento dos diversos parceiros, como restaurantes e hotéis, agentes de animação turística, adegas e produtores, Escola de Hotelaria, Turismo do Algarve, museus e outros.

são brás de alportel

Sul InformaçãoNesse sentido, foi criada a chancela “Há vinhos do Algarve em Portimão” para promover a produção do vinho do Algarve, que se distingue pelas colheitas de branco, tinto e rosé, e para afirmar cada vez mais Portimão como uma das zonas vitivinícolas da região e polo dinamizador desta atividade económica, através dos seus quatro produtores: Quinta do Morgado da Torre, Quinta da Penina, Herdade dos Pimentéis e Monte das Laranjeiras.

Quanto à CVA, prestará todo o apoio técnico necessário e coordenará, com a colaboração dos produtores, a realização de ações que promovam e fomentem os vinhos produzidos na região.

 

Este sábado há o workshop “Iniciação à prova”

 

O conjunto de iniciativas sob o mote “Há vinhos do Algarve em Portimão” inclui a instalação na Casa Manuel Teixeira Gomes de um espaço de venda e promoção dos vinhos do Algarve, além de outros produtos da gastronomia local, como doces e conservas.

Estão também programadas várias ações e eventos dirigidos a diferentes públicos, sendo a próxima iniciativa o workshop “Iniciação à prova”, marcado para 25 de maio na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 18h00, e no qual o formador Mário Andrade, responsável pelo departamento de I&D do Grupo João Portugal Ramos, abordará as noções básicas da prova de um vinho.

O especialista, que foi consultor em diversas adegas das regiões do Alentejo, Algarve, Dão, Lisboa, Tejo e Terras do Sado, fará uma explicação técnica e teórica sobre a análise sensorial, com especial incidência na perceção da sensação determinada pela visão, pelo aroma e pelo gosto, podendo os participantes testar os conhecimentos adquiridos através da prova de vinhos do Algarve apresentados no local, e trocar impressões com os respetivos produtores presentes.

Sul InformaçãoA participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória, até um máximo de 40 pessoas, devendo ser feita através dos seguintes contactos: [email protected] – 282 480492.

 

 

 

são brás de alportel
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão