Universidade do Algarve integra campanha oceanográfica ao largo de Aveiro

Uma campanha de obtenções de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA, está a decorrer entre 17 […]

Uma campanha de obtenções de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA, está a decorrer entre 17 e 28 de Maio, ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega.

O objetivo é a aquisição de dados de plâncton e de oceanografia física para aumentar o conhecimento dos ciclos de vida de espécies com interesse comercial da plataforma continental portuguesa.

Estes projetos, liderados por Antonina dos Santos e A. Miguel M. P. Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.

A campanha tem como objetivo a recolha de informação sobre a abundância, distribuição e periodicidade da migração vertical de larvas de crustáceos e peixes em situação de afloramento costeiro para compreender os mecanismos de dispersão e de recrutamento em populações litorais de camarões, caranguejos e pequenos peixes pelágicos (por exemplo a sardinha).

Conjuntamente irá obter-se informação que será importante para calcular taxas de crescimento e a condição das larvas. Finalmente vai-se adquirir dados das características das principais massas de água na área que em conjunto com os dados da biologia irão permitir a validação de modelos biofísicos que simulem realisticamente a circulação oceânica e o comportamento das larvas.

As espécies alvo deste estudo são representativas de grupos que constituem bons modelos biológicos para a investigação destes processos.

Espera-se que estes projetos contribuam para a compreensão dos fatores que controlam a variabilidade da densidade populacional de espécies com interesse económico, por exemplo: sardinha, camarão da costa e navalheira, de modo a auxiliar no desenvolvimento de estratégias de gestão destes recursos.

Comentários

pub