PS/Faro quer que dinheiro do IMI pague faturas antigas e dívidas a IPSS

O PS quer que a Câmara Faro utilize parte da verba de 4 milhões de euros que se prepara para […]

O PS quer que a Câmara Faro utilize parte da verba de 4 milhões de euros que se prepara para receber, relativa ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para «pagar dívidas superiores a 90 dias» a fornecedores.

Os socialistas defendem que 3 milhões sejam utilizados «para pagar as faturas mais antigas» e saldar e «as dívidas que a Câmara mantém às Instituições de Solidariedade Social».

Este ano será arrecadado «o maior valor de IMI alguma vez cobrado na Capital do Algarve, fruto da nova fórmula de cálculo aprovado pelo Governo PSD / CDS-PP e das taxas máximas aplicadas em Faro», lê-se numa nota de imprensa enviada às redações pelo presidente dos socialistas farenses Luís Graça.

Com o saneamento de algumas faturas antigas e dívidas às IPSS «que investiram na construção de equipamentos sociais» seria possível reduzir «o valor proposto para o PAEL – Programa de Apoio à Economia Local» e, consequentemente, abater «o valor e o peso das dívidas na autarquia».

«Um milhão de euros deve ser colocado numa aplicação de Tesouraria de forma a garantir o pagamento do subsídio de férias dos trabalhadores da Câmara Municipal de Faro, conforme decisão do Tribunal Constitucional, a exemplo do que já era feito no passado», acrescentou.

Os socialistas consideraram, para finalizar, que «o encaixe financeiro dos impostos cobrados aos farenses, nomeadamente de IMI, deve ser aplicado com rigor pela Câmara Municipal».

A transferência de IMI do Estado para as autarquias deverá acontecer ainda neste mês de maio.

Comentários

pub