Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA empreitada de construção do Parque Verde do Rio Séqua – Zona A, em Tavira, foi recentemente consignada à empresa Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas SA, no valor de 544526,22 euros, marcando assim o início da obra.

A obra é a concretização do estudo e do projeto do Parque Verde do Rio Séqua, localizado na margem esquerda do Rio Séqua (ou Gilão), ao longo da Rua João Vaz Corte Real, em Tavira.

A empreitada inclui a construção de circuito de manutenção, percursos pedonais, pontos de encontro e estadia, ciclovia, lugares de estacionamento (100 lugares para veículos ligeiros, 4 para motorizados e 4 para pessoas com mobilidade reduzida) e espaços verdes.

recrutamento zoomarine 2025

Esta Zona A, que se estende desde a Ponte Ferroviária até à Rua Borda d’Água da Assêca, corresponde ao início do Parque, e estabelece, em simultâneo, a ligação com a estrutura de espaços abertos existentes na área urbana consolidada, e a continuidade da Estrutura Ecológica Urbana, contribuindo, assim, para a consolidação desta e para a interligação espaço urbano/espaço rural.

A abordagem adotada nesta empreitada dá continuidade à abordagem anteriormente assumida para todo o parque, onde predominam as linhas orgânicas, prevalecem os espaços permeáveis e valorizam-se os elementos naturais na “construção” dos espaços de lazer destinados a todas as classes etárias.

Está, igualmente, prevista uma área destinada à colocação do elemento escultórico evocativo do navegador tavirense João Vaz Corte Real, com 19 metros quadrados, definindo-se num ambiente de fácil leitura junto ao percurso pedonal e no enfiamento das Escadinhas de Bartolomeu Cid dos Santos, gravador de renome internacional que ofereceu o projeto à cidade de Tavira.

Prevê-se que os trabalhos tenham um prazo de execução de nove meses.

Por proposta do Executivo Municipal esta obra foi incluída nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento Municipal de 2013, aprovadas na Assembleia Municipal no dia 21 de dezembro, tendo sido um dos projetos mais votados no TOP’2013 – Tavira com Orçamento Participativo.

O Município de Tavira candidatou este investimento ao QREN, nomeadamente ao PO Algarve 21, beneficiando de uma comparticipação de fundos comunitários no valor de 353.250,80 euros.

maozorra
zoomarine

Também poderá gostar

Igreja_Nossa_Senhora_Carmo_Tavira

Funeral dos 4 jovens mortos no acidente em Tavira é amanhã

Ponte antiga-varela-cmt-set09 (3)

Tavira abre novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Tavira_praça da República

Há 10 propostas a votação no Orçamento Participativo de Tavira