Fundos regionais melhoram qualidade da água em Portugal

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 22,2 milhões de euros do Fundo de Coesão para o projeto SIMARSUL na região […]

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 22,2 milhões de euros do Fundo de Coesão para o projeto SIMARSUL na região de Lisboa. Trata-se de um importante projeto de tratamento de águas residuais para melhorar a qualidade da água no estuário do Tejo, beneficiando cerca de 325 000 pessoas que vivem na península de Setúbal.

O projeto abrange os municípios do Barreiro, Moita e Seixal e envolve a construção de infraestruturas de saneamento para a recolha e tratamento das águas residuais, permitindo assegurar que a descarga das águas residuais urbanas satisfaça as normas ambientais da UE.

Serão construídas duas estações de tratamento de águas residuais no Barreiro/Moita e no Seixal e recolha e sistemas de bombagem. O projeto já levou à criação de 21 postos de trabalho permanentes.

O investimento é feito no âmbito do programa «Desenvolvimento territorial», eixo prioritário «Sistemas ambientais, incluindo prevenção, gestão de riscos e monitorização». A União Europeia, através do Fundo de Coesão, contribuirá com 22,2 milhões de euros de um investimento total de 51 milhões de euros.

Comentários

pub