Excesso de peso: o papel do Farmacêutico/Técnico de Farmácia

É conhecido que, em Portugal, o número de pessoas com excesso de peso tem vindo a crescer, principalmente nas faixas […]

É conhecido que, em Portugal, o número de pessoas com excesso de peso tem vindo a crescer, principalmente nas faixas etárias mais jovens. Embora a consciência dos “quilos a mais” vá existindo ao longo de todo o ano, é nesta época, primavera/verão, que esta alteração do peso ponderal se torna mais evidente. Os agasalhos são substituídos por roupas mais leves que evidenciam a silhueta.

A estratégia mais comum para diminuir o peso ponderal incide primordialmente no regime de dieta e no início ou intensificação da prática da atividade física.

No entanto, cada vez mais se associa a outro tipo de terapêuticas para acelerar ou intensificar essa perda de peso, uma vez que a autoestima positiva é imprescindível para a felicidade do ser humano.

Assim, tem-se assistido à implosão de numerosos produtos não sujeitos a receita médica, categorizados maioritariamente como suplementos alimentares, cujo número de vendas dispara nesta altura do ano.

Dada a enorme variedade desses produtos, é difícil de selecionar a opção mais adequada às características individuais, uma vez que intervêm a diferentes níveis do metabolismo: aumento do catabolismo dos lípidos, modulação do papel da leptina e aumento do trânsito intestinal, diminuindo a absorção dos nutrientes, são alguns desses exemplos.

Assim, é crucial o tipo de aconselhamento efetuado. Este deve ser realizado por um profissional devidamente habilitado com conhecimentos técnicos e científicos que permitam informar e esclarecer sobre o efeito dos vários produtos.

Estes produtos deverão ser indicados e aconselhados nos locais próprios, como as farmácias e as parafarmácias, pelo licenciado em Farmácia com as competências técnico-científicas, relacionais e éticas necessárias ao referido desempenho.

As estratégias poderão ser diversas e deverão ser diferenciadoras de acordo com as características individuais. Todas elas serão válidas desde que adequadas. Estes profissionais devem fornecer informação que seja suficientemente esclarecedora, garantindo uma melhor adesão à(s) estratégia(s) propostas, e contribuindo consequentemente, para o alcance dos objetivos.

Cabe ainda a este profissional de saúde, sensibilizar o indivíduo para a importância da manutenção do peso mais adequado, pois as consequências do excesso de peso não terminam com a época balnear, mas antes pelo contrário poderão a vir a agravar-se no futuro e tornar-se um fator de risco para as doenças cardiovasculares.

É importante o papel do profissional de saúde para a consciencialização deste problema. Não basta resolver o problema no momento, mas sim a prevenção do excesso de peso a longo prazo. No entanto, isso só é possível com a mudança de comportamentos socioculturais da população portuguesa e adoção de estilos de vida saudáveis.

 

Autora: Isabel Júlio (Prof. Doutora)
Coordenadora do Ciclo de Estudos em Farmácia
Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve
Campus Académico de Silves
http://www.ipiaget.org

Comentários

pub