ERTA: Turismo algarvio cresce em quase todos os indicadores em 2012

Mais turistas, principalmente estrangeiros, mais movimento no Aeroporto de Faro, mais proveitos e receitas e mais dormidas, mas menor taxa […]

Mais turistas, principalmente estrangeiros, mais movimento no Aeroporto de Faro, mais proveitos e receitas e mais dormidas, mas menor taxa de ocupação, marcaram o ano turístico de 2012 do Algarve, que seguiu a tendência verificada no país, mas com desempenhos mais positivos na maioria dos indicadores, segundo dados avançados pelo Turismo do Algarve.

A Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) reeditou em maio a publicação «Algarve conjuntura turística», com o objetivo de «recuperar uma ferramenta de informação e trabalho produzida pelo Turismo do Algarve para os profissionais do setor».

A edição deste mês, que já conta com uma nova imagem, é especial e refere-se à totalidade do ano de 2012. A partir daqui, a periocidade deste relatório do que foi o desempenho do Turismo na região será trimestral.

Apesar da crise, o setor turístico já entrou numa curva ascendente, no que diz respeito aos indicadores mais importantes. «Os proveitos  resultantes  da  atividade  global  dos estabelecimentos hoteleiros (aposentos, restauração e outros como aluguer salas de  reuniões,  tabacaria…) fixaram-se, aproximadamente, nos 589 milhões de euros, sendo [o Algarve] a única região do país a obter, em 2012, mais proveitos que em 2011 (+19,3 milhões de euros)», revelou a ERTA.

Em 2012, também subiram em 1,1 por cento  as receitas médias diárias por quarto  disponível, «atingido os 37,6 euros».

Uma tendência que está muito ligada ao aumento de turistas provenientes de além-fronteiras. Ainda assim, o peso de turistas portugueses continua a ser significativo, mais precisamente, 31 por cento do total.

A grande exceção são os nossos vizinhos espanhóis. Em 2012 houve menos 20,5 por cento de turistas espanhóis que no ano anterior, o que levou a que fosse atingido o valor mais baixo desde 2008. «Considera-se que para esta situação muito poderá ter contribuído a introdução de portagens na A22 (Via do Infante)», acredita o Turismo do Algarve.

No lado dos mercados que mais cresceram, estão a Irlanda (+18,4 por cento), a França (+17,4 por cento) e a Alemanha (+12.3 por cento).

Esta maior procura foi sentida, ainda que apenas ligeiramente, no Aeroporto de Faro, onde o movimento total de passageiros aumentou, em 2012, cerca de 1 por cento. «Foram registados 5,67 milhões de passageiros durante o ano o que representou cerca de 20 por cento do movimento global do país», lê-se no documento.

A ERTA acrescentou eu 2012 foi «o que registou maior número de passageiros desde 2007, recuperando da quebra sentida em 2008 e 2009». A companhia aérea Ryanair foi a que mais passageiros transportou (1,6 milhões), seguida da Easyjet Airline, com aproximadamente 1,1 milhões.

Este aumento de turistas foi acompanhado por um crescimento no número total de hóspedes (1,3 por cento) e de dormidas (2,6 por cento) em 2012, em relação a 2011.

Apesar disso, a taxa de ocupação global desceu (-1,4 p.p), algo que está ligado ao aumento da oferta de quartos e camas de 2011 para 2012 em mais de 5 pontos percentuais.

No subsetor do Golfe, o ano de 2012 não trouxe grandes novidades, tendo sido registado um ligeiro decréscimo de 0,7 pontos percentuais em relação a 2011 no número de voltas, mas um aumento em relação a 2010.

«O número total de voltas nos campos de golfe do Algarve manteve-se perto de 1 milhão (996.924), valor ligeiramente inferior ao registado em 2011», resumiu o Turismo do Algarve.

A boa notícia é que houve um aumento de voltas na maioria dos meses fora da época alta do Turismo, na região.

A ERTA divulgou ainda o desempenho dos seus Postos de Turismo espalhados pela região, cuja solicitação por parte dos que nos visitam foi semelhante em 2012 ao que tinha sido em 2011.

«O número de atendimentos por posto de turismo não é maior nos concelhos onde se verifica o maior número de hóspedes (Albufeira, Loulé e Portimão) mas sim nas localidades mais associadas ao património histórico (Faro, Tavira e Lagos)», conclui o Turismo do Algarve.

Comentários

pub