Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, a dinamarquesa Connie Hedegaard, está a lançar uma série de eventos públicos para levar os cidadãos europeus a participar no debate sobre as alterações climáticas e incentivar a ação individual para as combater.

Nos próximos dois meses, Connie Hedegaard manterá uma série de diálogos com os cidadãos, as empresas e as autoridades em Portugal e outros quatro países da Europa Oriental e Meridional sobre o modo de acelerar a ação contra as alterações climáticas.

Para além de Portugal, os países abrangidos pela iniciativa são a Itália na Europa Meridional, e a Polónia, Bulgária e Lituânia na Europa Oriental.

festival do marisco de olhao

Uma característica comum a todos estes países é a crescente preocupação do público com as alterações climáticas e o potencial de redução das emissões através de esforços individuais, que é maior que noutros países europeus.

Sondagens Eurobarómetro revelaram que a Polónia, a Bulgária, a Lituânia e a Itália têm grande potencial de aumento do nível de ação individual no combate às alterações climáticas.

«Sim, com as nossas escolhas individuais, cada um de nós pode fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas. Quero escutar os cidadãos e discutir o que podemos fazer enquanto indivíduos para atuar contra as alterações climáticas. Adquirir produtos locais ou com rótulo energético, andar de bicicleta ou evitar o desperdício desnecessário de energia são alguns exemplos de hábitos fáceis. Trata-se obviamente de boas ideias, o que é que nos está a impedir de as adotar? Aguardo com expectativa o vosso contributo para estes diálogos», afirmou Connie Hedegaard.

Os diálogos fazem parte da campanha de sensibilização do público lançada a nível paneuropeu pela Comissão, intitulada «Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto». O pano de fundo da campanha é o enorme potencial inexplorado para reduzir as emissões de CO2 através de mudanças de comportamentos.

Segundo a investigação realizada pela Comissão, a UE poderia reduzir as emissões de 8-9 % até 2020 — tanto como metade das emissões anuais da Polónia em 2010 — se todos os europeus adotassem um regime alimentar saudável e adaptassem os seus hábitos em domínios como o transporte e o aquecimento.

 

Debates nas redes sociais e em direto

Os diálogos terão por base os debates «Visões de um mundo que lhe agrada», que deram início à campanha em Londres. Com a participação de Edward Davey, Secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido e do ator Colin Firth, premiado com um óscar, no evento de Londres, bem como de Arias Cañete, Ministro espanhol do Ambiente, Alimentação e Agricultura, e do ator premiado Sergio Peris Mencheta em Madrid, as conferências reuniram centenas de cidadãos e representantes da sociedade civil, do mundo académico e do mundo empresarial para definir uma visão comum positiva de uma sociedade hipocarbónica, limpa, inteligente e competitiva.

Os cinco futuros eventos nacionais terão temas variados, mas todos combinarão debates entre o público, responsáveis políticos e o setor privado e elementos recreativos como uma passagem de modelos de vestuário sustentável, um passeio de bicicleta, exposições fotográficas sobre histórias de sucesso em matéria hipocarbónica e representações artísticas.

Muitos dos mais de 150 parceiros da campanha apoiarão e participarão diretamente nos eventos.

Antes de cada evento, o público em geral terá a oportunidade de contribuir para o debate e participar em chats em linha com a Comissária no Twitter ou no Facebook.

 

Datas:

· 17 de maio, Varsóvia (Polónia) – Visões de um mundo que lhe agrada: Dar um rumo hipocarbónico à economia polaca

· 22 de maio, Vilnius (Lituânia) – Visões de um mundo que lhe agrada: Reduzir resíduos. Reduzir emissões. Reduzir custos.

· 28 de maio, Sófia (Bulgária) – Visões de um mundo que lhe agrada: Construir uma sociedade hipocarbónica na Bulgária

· 6 de junho, Lisboa (Portugal) – Visões de um mundo que lhe agrada: Avançar para um futuro mais favorável ao clima

· 7 de junho, Milão (Itália)- Visões de um mundo que lhe agrada: Como tornar o nosso consumo mais sustentável?

 

Todos os dados sobre os programas e locais estarão em breve disponíveis em http://world-you-like.europa.eu/en/events/

 

Contexto da campanha:

Desde o seu lançamento em outubro de 2012, a campanha «Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto» atraiu mais de 22 000 seguidores nas redes sociais e mais de 160 parceiros oficiais, incluindo autoridades públicas, organizações não-governamentais, instituições académicas e empresas.

Visa dar destaque a soluções já existentes, eficazes em termos de custos, para alcançar o objetivo da UE de reduzir em 80‑95 % as emissões de gases com efeito de estufa até 2050, bem como incentivar novas soluções.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Sessão dá a conhecer novo Plano Social para o Clima em Faro

reuniao-interna-projeto-clad-biblioteca-tavira

Biblioteca Municipal de Tavira integra projeto europeu de combate à desinformação