VRSA inicia fórum para «Refundar a República» com Nuno Morais Sarmento e Sidónio Pardal

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António associou-se a um grupo de cidadãos e personalidades de destaque e […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António associou-se a um grupo de cidadãos e personalidades de destaque e dá início, no próximo dia 25 de Abril, a uma iniciativa de âmbito nacional que tem por objetivo ser um fórum de debates cujo tema principal é «Refundar a República».

Durante um ano, todos os dias 25 de cada mês, os portugueses serão chamados a participar nestes fóruns, que terão lugar não só em Vila Real de Santo António, mas também se irão alargar a todo o país.

A data de 25 de Abril foi simbolicamente escolhida como o dia do arranque da iniciativa, antecipando desta forma a comemoração dos 40 anos de Democracia em Portugal, em 2014.

O primeiro encontro acontece em Vila Real de Santo António, no dia 25 de Abril, às 16h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, com a participação, enquanto convidados, de Nuno Morais Sarmento e Sidónio Pardal.

Estes Fóruns têm por base o debate de questões relacionadas com o país, tendo em conta a sua situação económica e financeira, para que possam ser apresentadas algumas soluções ou alternativas para os problemas atuais.

Serão chamadas a intervir todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, comerciantes, empresários, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.

Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, explica que «o que se pretende é criar um fórum onde vários convidados e público em geral, que queiram assistir, possam questionar, debater e apresentar propostas válidas para o país».

«Numa altura em que se vivem situações difíceis no nosso país, é urgente que medidas sejam tomadas e, até, ponderar a possibilidade de termos um novo funcionamento da República», nota Luís Gomes.

 

Sobre o ciclo de debates

«Refundar a República» é o tema base destes debates onde se procuram encontrar ideias para uma nova sociedade e os atores sociais são considerados os principais intervenientes.

Destes encontros irão sair várias propostas, que serão compiladas e apresentadas, sendo incentivada a colaboração de todas entidades locais, governamentais e não-governamentais, para o bom desenvolvimento desta iniciativa.

Para aumentar a interatividade, o fórum terá forte presença nas redes sociais onde serão permanentemente disponibilizados documentos e contributos.

 

Convidados para o 1º Fórum: Nuno Morais Sarmento e Sidónio Pardal

Nuno Morais Sarmento – Advogado de profissão, foi assessor jurídico do Gabinete do Alto Comissariado do Programa Nacional de Prevenção da Toxicodepência – Projeto Vida (1993), membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais (1994) e integrou a Direção da Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen, em representação da República Portuguesa (1995). É membro do Conselho Superior do Ministério Público.

Sidónio Pardal – Urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, professor da Universidade Técnica de Lisboa, doutorado e com agregação em Planeamento do Território. Desde 1976, desenvolve regularmente, na Universidade Técnica de Lisboa, uma atividade de docência e investigação no domínio do Planeamento Regional e Urbano e da Arquitetura Paisagista.

É autor, entre outras, de obras como o Parque da Cidade do Porto, o Parque da Cidade de Almada, o Parque Urbano do Rio Ul.

Comentários

pub