Uma improvável comédia de improviso desafia o público em Faro e Santo Estêvão

Um espetáculo que nunca é igual a outro e que parte sempre das sugestões dadas pelo público. É esta a […]

Um espetáculo que nunca é igual a outro e que parte sempre das sugestões dadas pelo público. É esta a receita de “Os Improváveis“, espetáculo de Comédia de Improviso, que se apresenta pela primeira vez no Algarve, n’Os Artistas, em Faro, na sexta-feira, dia 12, às 22h00, e na Casa do Povo de Santo Estêvão (Tavira) no sábado, 13 de abril, às 22h30.

Telmo Ramalho, um dos três atores em palco (os outros são Pedro Borges e Marta Borges) garantiu, em entrevista ao Sul Informação, que «os espetáculos em Faro e em Santo Estêvão serão totalmente diferentes, já que a regra é sempre a mesma: o que nós fazemos depende da sugestão do público».

«Nós não temos ensaios, não temos texto, nem guiões, cenas pré-ensaiadas ou premeditações. O conteúdo de cada apresentação é totalmente original, criado em tempo real pelos atores em palco, somente a partir das sugestões do público e de acordo com as regras dos diferentes jogos de improviso propostos para cada noite», acrescenta ainda.

«As pessoas dão-nos as sugestões dos jogos e nós temos que obedecer a esses jogos. Pode ser só perguntas, só rimas, jogos físicos, em que, por exemplo, não se pode falar e tudo tem que ser feito com gestos, ou ainda o Cluedo, em que alguém do público escolhe a arma, o assassino e o local do crime. É sempre totalmente improvisado e o público faz parte integrante do espetáculo», diz o ator. A única coisa que não faz parte do seu espetáculo é «a brejeirice», sublinha.

Explicado assim, até parece que isto não dá trabalho nenhum. Mas improvisar, garante Telmo Ramalho, dá muito trabalho e exige muita técnica. «Nós não temos texto, mas temos muito treino. Todos nós tivemos formação em teatro dito convencional e trabalhamos também no teatro, na televisão, na rádio, fazemos dobragens. Mas apostamos muito na nossa formação e todos os anos vamos para fora. Já estivemos duas vezes em Chicago [que é uma espécie de pátria da comédia de improviso], já estivemos no Brasil e em janeiro fomos à Holanda, tudo para aprofundar a nossa formação».

E agora, depois de inúmeras salas esgotadas, milhares de espetadores e mais de 200 apresentações por todo o pais e estrangeiro, «Os Improváveis» chegam ao Algarve, depois de o espetáculo ter sido criado em 2008 pela Associação Cultural Mundo Improviso.

O grupo faz digressões e intercâmbios regulares, tendo já atuado com os brasileiros Barbixas em Lisboa, participado no Chicago Improv Festival (EUA) e no Festlip Rio de Janeiro (Brasil), sempre trocando experiências com outros ilustres improvisadores internacionais.  Para além disso dão formação para atores e para empresas.

«Este espetáculo é normalmente apresentado em salas de teatro formais, Acabámos recentemente, por exemplo, uma temporada n’A Barraca, em Lisboa. Por isso, fazê-lo em espaços diferentes, em bares, é um desafio. Esta proximidade com o público cria uma energia positiva que ajuda no próprio espetáculo», salienta Telmo Ramalho.

O local diferente, aliás, não assusta os três atores: «fazemos improviso em qualquer sítio, num jardim ao ar livre, em casamentos, no lançamento de produtos». A única coisa que precisam é que os desafiem.

No Algarve, com dois espetáculos, em Faro e Santo Estêvão, Telmo Ramalho até aconselha o público que vá «a ambos», porque serão, garante, «completamente diferentes. O público pede… eles fazem. Por isso, cada espetáculo d’Os Improváveis é único e irrepetível.

 

 

 

 

Comentários

pub