Semana Coral volta a espalhar música por Lagoa de 4 a 11 de maio

A Semana Coral de Lagoa vai voltar a dar música aos residentes e a quem visitar este concelho do Barlavento […]

A Semana Coral de Lagoa vai voltar a dar música aos residentes e a quem visitar este concelho do Barlavento Algarvio entre os dias 4 e 11 de maio.

Grupos Corais de Aljezur, Faro, Loulé, Portimão e Sines, para além do anfitrião Coral Ideias do Levante de Lagoa, são os protagonistas da 15ª edição do evento.

A abertura estará a cargo do Coral Atlântico de Sines, que vai atuar no sábado, 4 de maio, às 17 horas, na Igreja de Porches «onde interpretará, entre outras obras, a belíssima Missa Anima de Maierhofer», revelou a associação Ideias do Levante, que organiza o evento em parceria com a Câmara de Lagoa.

No dia 5 de maio, à mesma hora, será a vez do Coral Adagio de Portimão atuar na Igreja de Estômbar, interpretando o Stabat Mater, num tributo ao compositor português do século XVIII João Rodrigues Esteves. O festival continua a 8 de maio, uma quarta-feira com a atuação do Coral Feminino «Outras Vozes» de Faro» no Centro Pastoral e Social de Ferragudo, pelas 21h30.

O evento encerra no sábado, dia 11 de Maio, com as atuações do Coral Ideias do Levante de Lagoa, do Coro do INUAF, de Loulé e do Coro Internacional de Aljezur, no Auditório Municipal de Lagoa às 17 horas.

«O culminar do espetáculo decorrerá com a interpretação, em conjunto, dos três coros, acompanhados ao piano por Ricardo Coelho, de um brilhante arranjo de Ed Lojesky sobre a obra “Os Miseráveis” de Claude-Michel Schönberg», anunciou a organização.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo mentor do projeto inicial José Carlos Bago d’Uva, «um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar “a 4 vozes” o (en)/canto da polifonia vocal, por terras “do Levante”».

Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. «Muitos foram os que já deixaram “depositadas” as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições…) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo», ilustrou a Ideias do Levante.

Todos os concertos, são recomendados para maiores de 6 anos, limitados à lotação existente, e são de entrada gratuita, à excepção do Concerto de Encerramento, onde será cobrado um valor de 4 Euros, por bilhete, com desconto de 50% para os menores de 18 anos, maiores de 60 anos, estudantes, sócios da Ideias do Levante, portadores do Passaporte Cultural de Lagoa, do Cartão Jovem, e do Cartão LagoaSocial.

Comentários

pub