Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoParceiros de 11 países uniram esforços para lançar a primeira iniciativa «MOOC» (cursos em linha abertos a todos) pan-europeia com o apoio da Comissão Europeia.

Os MOOC são cursos universitários online que permitem às pessoas aceder a um ensino de qualidade sem terem de abandonar os seus lares.

Cerca de 40 cursos, que abrangem uma vasta gama de temas, estarão disponíveis gratuitamente e em 12 línguas diferentes. A iniciativa é liderada pela Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) e envolve principalmente universidades abertas.

sessões de cinema de inverno

Os parceiros estão situados nos seguintes países: Portugal, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Informações pormenorizadas sobre a iniciativa e os cursos disponíveis no portal www.OpenupEd.eu.

Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, saudou a nova iniciativa: «Esta é uma interessante evolução e espero que abra o ensino a dezenas de milhares de estudantes e incentive as nossas escolas e universidades a adotar métodos de ensino mais inovadores e flexíveis. O movimento MOOC já é muito popular, sobretudo nos EUA, mas este lançamento pan-europeu confere-lhe uma nova dimensão. Não só reflete os valores europeus de equidade, de qualidade e de diversidade, como os parceiros envolvidos são uma garantia da elevada qualidade do ensino. Vemos o programa como um elemento central da estratégia de abertura dos sistemas de educação que a Comissão lançará no próximo verão».

O professor Fred Mulder, presidente da Task Force EADTU sobre o ensino aberto e da cátedra da UNESCO dos recursos educativos abertos, lidera a iniciativa. «Temos muito para oferecer na Europa se explorarmos ao máximo as possibilidades criadas pela revolução MOOC, mas com uma perspetiva mais ampla da abertura da educação. O nosso objetivo é responder à necessidade de um acesso mais fácil ao sistema de ensino superior, que coloca o estudante no centro da ação. Os MOOC europeus oferecerão qualidade, materiais de estudo autodidata e uma ponte entre a aprendizagem informal e a educação formal. Alguns dos cursos atribuem créditos formais que serão tidos em conta para a obtenção de um diploma, por exemplo. Nós prezamos a diversidade tanto em termos de língua como de cultura,» acrescenta Mulder, antigo Reitor da Open Universiteit nos Países Baixos entre 2000 e 2010.

O presidente da EADTU, Will Swann, declara, por sua vez: «Desde há décadas, as universidades abertas na Europa e os seus parceiros proporcionam um ensino e uma aprendizagem da mais alta qualidade a todos os interessados. A iniciativa pan-europeia MOOC testemunha a nossa paixão coletiva pela busca da inovação. Pretendemos alargar a gama de cursos propostos pelos nossos parceiros de lançamento e acolher novos parceiros de todo o mundo que partilhem da nossa visão e das nossas práticas de um ensino superior flexível e adaptado às realidades».

 

Antecedentes

A Comissária Androulla Vassiliou, juntamente com o Professor Mulder e o Presidente da EADTU, lançarão a iniciativa europeia MOOC numa conferência de imprensa internacional, transmitida pela internet e organizada pela Open Universiteit, dos Países Baixos, na quinta-feira, 25 de abril (11: 00-12: 00 CET). Serão acompanhados por Xavier Prats Monné, Diretor-Geral Adjunto da Direção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão. Pode acompanhar a transmissão em linha em: www.ou.nl/moocs. Os meios de comunicação social que desejem participar no debate devem registar-se previamente nesse mesmo sítio.

 

Informação sobre os cursos

As matérias cobertas pelos cursos vão da matemática à economia, passando pelas competências digitais, o comércio eletrónico, as alterações climáticas, o património cultural, a responsabilidade social das empresas, o moderno Médio Oriente, a aprendizagem das línguas e a escrita de ficção.

Cada parceiro propõe cursos através da sua própria plataforma de aprendizagem e pelo menos na sua língua materna. A atual escolha contempla as 11 línguas dos parceiros (ver lista abaixo) e o árabe.

Os cursos podem ser frequentados num período determinado ou a qualquer momento, segundo o ritmo próprio do estudante. Têm geralmente uma duração de 20 a 200 horas de estudo. Todos os cursos podem conduzir a um reconhecimento: um certificado de conclusão, um distintivo, ou um crédito certificado que pode contar para um diploma de fim de estudos.

Neste último caso, os alunos têm de pagar o certificado, cujo custo pode ir de 25 a 400 euros, consoante a extensão do curso (o número de horas letivas) e a instituição.

 

Parceiros originais e contactos

 

TR           Universidade Anadolu

Cengiz Hakan Aydin  /  +90 222 3201304 oo+90 532 2372821 (m)

LT            Universidade Técnica de Kaunas

Gytis Cibulskis  /  +37 037300611 ou +37 068238080 (m)

FR           Ministério do Ensino Superior e da Investigação

Anne Boyer

RU          Universidade Estatal de Moscovo de Economia, Estatística e Informática

Maria Tatarinova  /  skype – mary1621

NL           «Open Universiteit» dos Países Baixos

Marga Winnubst  /  +31 45 5762646

IL             Universidade Aberta de Israel

Naama Eliyahu  /  +972 52 7448889

 

ES           Universidade Nacional de Educação à Distância

Dr. Timothy Read  /  +34 619 292 575

PT           Universidade Aberta

Dr. António Teixeira  /  +351 963 055965

IT            Universisità Telematica Internazionale UNINETTUNO

Nicola Paravati  /  +39 3393366208

UK          The Open University

Open University Media Relations  /  +44 1908 654316

SK           Universidade de Tecnologia Eslovaca de Bratislava (FEI)

Prof. Peter Ballo  /  +421 260291516 or +421 904879370

UE          EADTU:

Darco Jansen, +31 6 1482 9106

 

A parceria informal permite às instituições colaborem no sentido de oferecer acesso a MOOC em toda a Europa e fora dela.

Membros da EADTU que tencionam aderir à iniciativa: Universidade Aberta de Chipre, Universidade DAOU/Aarhus (DK), Universidade de Tallinn (EE), Universitat Oberta de Catalunya (ES), FIED Fédération Interuniversitaire de l’Enseignement à Distance (FR), Universidade Aberta da Grécia (GR), Universidade AGH de Ciências e Centro Tecnológico de eLearning (PL), Universidade Maria Curie Sklodowska (PL), e Universidade de Liubliana (SI).

Outros parceiros potenciais interessados em aderir deverão contactar a EADTU.

 

O que significa abrir a educação?

A Comissária Androulla Vassiliou, juntamente com a Vice-Presidente Neelie Kroes, responsável pela Agenda Digital, lançarão no próximo verão a nova iniciativa da Comissão «abrir ao mundo os sistemas de educação». Destina-se a promover a utilização das TIC e dos recursos educativos abertos a todos os níveis de ensino, a fim de dotar as gerações atuais e futuras de estudantes das competências de que necessitam.

 

Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância

A EADTU é uma rede institucional que congrega dez universidades europeias de ensino à distância/em linha, 14 associações nacionais de universidades convencionais que organizam cursos à distância/em linha para estudantes fora das instalações da universidade e duas universidades de ensino combinado, presencial e em linha.

As atividades da EADTU recebem apoio ao abrigo da Ação Jean Monnet, que faz parte do programa Aprendizagem ao Longo da Vida.


maozorra
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Hermínia Vilar UÉ em Sines

Reitoria Aberta deu a conhecer a Universidade de Évora em Sines

estudantes-sao-bras-bolas-de-estudo

Universitários apoiados por São Brás de Alportel recebidos na autarquia

Universidade do Algarve-UALG-Gambelas-Faculdade de Ciéncias Humanas e Sociais-FCHS-PS51

8 centros da UAlg obtiveram financiamento na nova avaliação da FCT