Festival dos Descobrimentos começa amanhã em Lagos

O Festival dos Descobrimentos começa amanhã, dia 26, em Lagos, prolongando-se até 5 de maio, com um programa que integra […]

O Festival dos Descobrimentos começa amanhã, dia 26, em Lagos, prolongando-se até 5 de maio, com um programa que integra uma feira quinhentista, recriações históricas, música e muitas outras atividades culturais.

Pelo sétimo ano, a Câmara de Lagos lança o desafio de mostrar o que se fazia, o que se pensava, e como se vestiam, alimentavam e divertiam os nossos antepassados no século XVI, em pleno período áureo dos Descobrimentos.

O Festival destaca e divulga, em cada edição, um episódio marcante da História. Assim, empreendendo uma viagem de regresso ao passado, e procurando recriar a vivência da sociedade portuguesa no século XVI, este Festival vai girar em torno da temática “El-Rei D. Sebastião: De Lagos a Alcácer Quibir”, que dará o mote aos dois Cortejos Históricos, nos dias 26 e 27 de abril, e aos diversos momentos do evento.

Este ano, o grande “centro de ação” do Festival – a Feira Quinhentista – vai estar localizada na Praça do Infante e Jardim da Constituição, entre os dias 26 e 28 de abril.

Esta edição do Festival dos Descobrimentos pretende dar a conhecer a figura marcante de D. Sebastião, Rei de Portugal e dos Algarves, recordando o importante papel do município na aventura dos descobrimentos portugueses e em todo o processo de evolução económica, social e cultural, em consequência da derrota em Alcácer Quibir e que culminou com a perda da independência e soberania, que só viria a ser reconquistada em 1640.

A chegada e a passagem de El-Rei D. Sebastião por Lagos, entre 1573 e 1578, assim como a preparação e o ambiente das tropas em presença no campo de batalha de Alcácer Quibir, serão alguns dos temas a explorar ao longo do Festival, que terá igualmente em conta as consequências para Portugal deste empreendimento militar.

Conheça todo o programa em http://www.cm-lagos.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/festival_descobrimentos_2013.htm.

Comentários

pub