Custódio Castelo traz “O Fado e o Vinho” a Santo Estêvão

“O Fado e o Vinho” é o nome da iniciativa que traz Custódio Castelo, mestre da guitarra portuguesa, à Casa […]

“O Fado e o Vinho” é o nome da iniciativa que traz Custódio Castelo, mestre da guitarra portuguesa, à Casa do Povo de Santo Estêvão (Tavira), no próximo domingo, dia 7 de abril, às 17h00.

Tendo editado, recentemente, o seu disco “Inventus”, Custódio Castelo é o artista que irá dar forma a esta programação que se traduzirá num concerto intimista, para uma lotação máxima de 70 pessoas, tertúlia entre o artista e os espetadores, verdadeiros momentos de prazer onde o público se deliciará com a guitarra de Custódio Castelo, uma degustação de vinhos e tapas, um poema declamado pelo ator tavirense Vítor Correia sobre o vinho, e até uma exposição.

Custódio Castelo despertou cedo para a música. Através dos discos de Amália Rodrigues descobre a guitarra portuguesa. Começou a compor aos 18 anos e, dois anos depois, Jorge Fernando convidou-o a gravar um álbum, dando início a uma parceria que até hoje se mantém.

Trabalhou, igualmente, com Cristina Branco, com quem realizou sete álbuns, entre os quais, “Murmúrios” (1998) e “Post-scriptum” (1999) distinguidos com o prémio Choc de L’ Année du Monde de la Musique na categoria de World Music.

Do percurso de Custódio Castelo destaque também para a participação nos álbuns “Garras dos Sentidos” de Mísia, “Na linha da vida” de Camané, assim como para o seu trabalho de acompanhador de Mafalda Arnaulth no Royal Albert Hall e de guitarrista de Amália Rodrigues, nos seus últimos concertos nos Estados Unidos.

Tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, nomeadamente, o de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, ou o Festival du Sud, em França.

Em 2004, devido a um problema de saúde, Castelo reuniu alguns músicos amigos que sempre o acompanharam e gravou – “com enorme dificuldade de execução, num clima de tensão e em forma de despedida da sua guitarra” – o CD “Tempus”.

De regresso à cena musical, grava com Ana Moura, Mariza, Jorge Fernando, Gonçalo Salgueiro,  João Chora, entre outros.

Participou com Ana Moura e Jorge Fernando no “The Rolling Stones Project” de Tim Ries. Assinou a produção do novo álbum de Cristina Maria “Percursus”.

Com a Orquestra Sinfónica da Lituânia gravou o álbum “Só à noitinha” e tem partilhado o palco com músicos de outras áreas como com o acordeonista Richard Galliano, os pianistas Olga Prats, Arrigo Cappelletti e André Dequech, o bandeonista Daniele di Bonaventura, o violoncelista Davide Zacaria, o contrabaixista Ben Wolf, o guitarrista clássico Leonardo Amuedo, a cantora Carmen Linares ou a estilista Ana Salazar.

Leciona, desde 2008, o primeiro curso superior de Guitarra Portuguesa, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 2010, foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Fado e, em 2012, lança o seu último álbum “Inventus”.

Informações e reservas:
Tlm.: 967 983 101
Email: cpsantoestevao@gmail.com

Entrada: €12,00

Comentários

pub