Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte defendeu na Assembleia da República que seja criado «um quadro estável» no que à estratégia para o aproveitamento do Mar diz respeito, defendendo que terá de haver menos burocracia para se conseguir aproveitar o seu potencial, bem como uma aposta no conhecimento.

«Não se consegue aproveitar bem o que não está ordenado nem é gerido», considerou, na Assembleia da República.

Na intervenção do seu Grupo Parlamentar na discussão da Proposta de Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo, que decorreu ontem, o deputado algarvio considerou ainda que «não se consegue aproveitar bem o que não é conhecido nem se consegue criar um clima favorável para o investimento em atividades que ainda que tenham um largo potencial se perdem em teias burocráticos muito complexas, que demoram anos a solucionar e que  afastam investidores».

são brás de alportel

Para o parlamentar, Portugal tem potencial «na pesca, no turismo náutico, na aquicultura, nas energias renováveis ou na biotecnologia, no reforço dos transportes marítimos e dos nossos portos, num conjunto de usos e atividades que podem trazer inovação, acrescentar valor e fortalecer a economia».

Sul Informação«O diagnóstico está feito, é conhecido de todos e agora só falta andar mais depressa para o concretizar. Por isso, esta lei é boa e Portugal tem muito a ganhar com isso, em especial as zonas costeiras», concluiu, referindo-se à proposta de lei que foi discutida em plenário e seguirá agora para a discussão na especialidade.

«Hoje estamos a dar um passo sólido e decisivo  no sentido de  transformar o potencial que todos reconhecemos no mar em realidade, uma realidade que promova emprego, crie riqueza, que crie um quadro seguro e fiável para mobilizar a iniciativa privada  e que abra uma nova página no modelo de desenvolvimento económico do país, assente também numa economia azul, com o aproveitamento de recursos marítimos que ao longo de décadas têm sido negligenciados e se encontram subaproveitados», considerou Cristovão Norte.

jf-quarteira
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Um cocktail inédito para conquistar Faro

Um cocktail inédito para conquistar Faro

Sul Informação - Carlos Ludovico suspende funções de diretor regional do ICNF para se candidatar a Alcoutim

Carlos Ludovico suspende funções de diretor regional do ICNF para se candidatar a Alcoutim

Sul Informação - PSD, CDS e IL juntam-se à volta de Hélder Martins na coligação “Fazer Melhor” em Loulé

PSD, CDS e IL juntam-se à volta de Hélder Martins na coligação “Fazer Melhor” em Loulé