Miguel Praia pontua no arranque das Moto 1000GP do Campeonato de Velocidade do Brasil

O piloto algarvio Miguel Praia estreou-se este domingo na classe maior do campeonato de velocidade brasileiro, a categoria Moto 1000GP, […]

O piloto algarvio Miguel Praia estreou-se este domingo na classe maior do campeonato de velocidade brasileiro, a categoria Moto 1000GP, na pista de Interlagos, em São Paulo (Brasil), alcançando o 9º lugar e assim conseguindo pontuar.

Numa grelha de partida onde figuravam os melhores valores brasileiros e alguns pilotos estrangeiros de renome internacional, o piloto de Albufeira sentiu algumas dificuldades com uma moto completamente desconhecida e sem qualquer preparação para fazer face a máquinas melhores preparadas utilizadas pela concorrência.

«Com a chegada da moto muito em cima do arranque do campeonato, a minha CRB 1000RR não foi preparada de qualquer forma e comecei os treinos com uma moto que acusa uma diferença de cerca de duas dezenas de cavalos de potência máxima face ás dos meus adversários. A electrónica está igualmente de origem e pouco se poderia fazer para esta primeira corrida. Sem preparação atempada, numa pista que muitos dos pilotos conhecem bem o objetivo era pontuar», explicou Miguel Praia.

Miguel Praia afinou da melhor forma a sua Honda com vista a esta primeira prova, mas nos treinos ficou desde logo claro que era impossível conseguir melhor com a moto num estágio de preparação básico.

No final dos treinos assinou o 13º tempo, a pouco mais de dois segundos do melhor tempo conseguido pela ex-piloto de Moto GP, Alexandre Barros.

Praia sabia, por isso, que a corrida seria muito difícil, mas depois de muito trabalho nas sessões de treinos e, graças ao empenho da equipa, a moto mostrava-se bem equilibrada ao nível de chassis e suspensões, para enfrentar uma corrida onde claramente o objetivo de pontuar era o principal.

E foi isso mesmo que o piloto da Center Moto fez, garantindo no final desta primeira corrida do ano, a 9ª posição final. depois de conseguir ganhar posições. ao longo das 15 voltas ao traçado paulista com 4.309 metros de perímetro.

Miguel Praia até perdeu lugares no início, mas na oitava volta instalou-se na nona posição, que manteve até ao final, para somar os primeiros sete pontos da época.

«Tenho que considerar este resultado como positivo. Este foi o arranque de uma nova época e começámos do ponto zero, mas a equipa empenhou-se para me ajudar a conseguir a melhor solução para a moto e fizeram tudo o que foi possível para me ajudar», disse o piloto português.

«Na próxima corrida, estaremos melhor, porque a moto vai sofrer melhorias a nível de motor e eletrónica, bem como uma cura de emagrecimento para a tornar mais equilibrada face às motos mais potentes e melhor preparadas. Saímos daqui com sete pontos que podem ser importantes no final da época».

Alexandre Barroa venceu esta primeira corrida da temporada, na frente do seu colega Luciano Ribodino e de Diego Faustino. A próxima prova realiza-se no dia 26 de maio no traçado de Curitiba e, com a Honda CBR 1000RR renovada e mais fortalecida, Miguel Praia irá conseguir andar mais próximo do primeiro lugar.

Comentários

pub