Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

Sul InformaçãoAntónio Mendonça volta a ser o candidato da CDU à Câmara de Faro e está confiante de que vai conseguir um resultado que permita garantir, pelo menos, um lugar de vereação.

A CDU anunciou esta terça-feira os cabeça-de-lista aos principais órgãos autárquicos de Faro nas eleições que terão lugar em outubro e volta a apostar nos mesmos protagonistas de 2009.

Na sessão que teve lugar na sede do PCP em Faro, foi ainda anunciado que Botelho Agulhas volta a ser o primeiro elemento da lista à Assembleia Municipal e que o Mandatário da candidatura da CDU será, de novo, Joaquim António Barbio.

inframoura cada gota importa

No discurso de apresentação de candidatura, António Mendonça defendeu que «o investimento público municipal não deve ser reduzido a níveis incipientes» e acredita que em Faro, à semelhança do que acontece no país, há alternativas às atuais políticas.

«No quadro complicado em que estamos, é necessário que os eleitores, no ato de votar, assumam a responsabilidade do voto que lá vão colocar», considerou António Mendonça, em declarações aos jornalistas à margem da sessão.

Sul Informação«Não podemos continuar perante eleitores que não se satisfazem com o que têm, não aceitam a governação que têm a nível municipal e nacional e que, depois, não são capazes de assumir a sua obrigação, que é votar naqueles que lhe dão mais garantias de lutar por aquilo que eles querem e combater o que não querem», disse António Mendonça.

E dá exemplos concretos de lutas da CDU nos últimos anos, nomeadamente a contestação «ao Polis da Ria Formosa que é um sorvedouro de recursos financeiros pelas equipas de gestão, estudo e projetos», a rejeição do novo mapa de freguesias e a luta contra as portagens e pela requalificação da EN 125.

Problemas que resultam, defendeu, «das políticas de direita» do Governo, mas também do atual executivo camarário. Isto leva António Mendonça a considerar que em 2013, mais que nunca, as eleições locais «não podem ser dissociadas da realidade nacional e até europeia».

«Nós julgamos que aquilo que temos feito aqui no concelho de Faro justifica mais votos e mais eleitos», considerou o candidato da CDU. «A nossa obrigação é lutar por um lugar de vereação», acrescentou.

O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Faro não esqueceu o bastião que o partido tem tido na freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Os comunistas governam a Junta de Freguesia do interior do concelho há quatro mandatos e António Mendonça julga que o trabalho feito «é merecedor da confiança dos eleitores» da freguesia.

Sul InformaçãoCom o atual presidente de junta Leonardo Abreu a não poder recandidatar-se ao cargo, devido à Lei que limita o número de mandatos, a CDU terá de avançar com um novo protagonista. Mas esse nome, bem como os candidatos às demais freguesias de Faro, «serão apresentados numa outra ocasião».

António Mendonça é engenheiro Electrotécnico e natural de São Brás de Alportel, concelho onde já foi vereador e membro da Assembleia Municipal. O agora candidato a Faro, onde também já ocupou o cargo de vereador e foi cabeça-de-lista à Câmara nas duas últimas autárquicas, foi «candidato em todas as eleições autárquicas realizadas após o 25 de abril de 1974».

Botelho Agulhas é empresário e é há muito um dos rostos da CDU na Assembleia Municipal de Faro. Também foi o primeiro elemento da lista candidata a este órgão nas duas últimas autárquicas e é membro do comité central do PCP.

Joaquim Barbio é natural de Ourique e foi funcionário público. Foi vereador na Câmara de Ourique pela CDU por três mandatos.

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve