Taça de Portugal de XCO: Pablo Rodriguez e Lucia Vasquez triunfam em Silves

Os espanhóis dominaram as provas de elite da primeira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que […]

Os espanhóis dominaram as provas de elite da primeira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que este domingo se disputaram em Silves. Pablo Rodriguez (BH-Suntour-KMC) e Lucia Vasquez (Vicma Bike Team) foram os mais fortes nas corridas principais e são os primeiros líderes da Taça de Portugal.

O campeão nacional de XCO e primeiro betetista olímpico português, David Rosa (Movefree/Liberty Seguros), foi o único corredor intrometer-se entre os corredores estrangeiros, mas teve de contentar-se com a segunda posição.

Pablo Rodriguez venceu com 1m12s de vantagem sobre Rosa. Mais distante, a 6m03s do vencedor, ficou o terceiro classificado, o belga Frans Claes (Eco Mountain Bike Team).

Na corrida feminina, o poderio forasteiro não deu a menor hipótese às corredoras portuguesas. Lucia Vasquez destacou-se da concorrência e cortou a meta com 1m38s de vantagem sobre a segunda classificada, a campeã nacional da Estónia, Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas).

A espanhola Isabel Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão) fechou o pódio, a 6m29s da vencedora. Joana Barbosa (CDC Navais-Póvoa de Varzim), quarta classificada, foi a melhor portuguesa.

João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) evidenciou-se entre os juniores, ganhando a respetiva corrida com 58 segundos de vantagem sobre o mais forte opositor, o espanhol Diego Calderon (Scott-Sportbici).

No setor feminino de juniores, Ana Tomás (BTT Seia) revelou grande superioridade, vencendo com 8m44s relativamente à segunda classificada, Ana Inácio (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike).

A corrida de cadetes, disputada por um numeroso pelotão de mais de 60 corredores, foi ganha pelo espanhol Ignacio Blanco (Scott-Sportbici), diante dos lusos Rafael Oliveira (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike), a 5m05s, e João Antunes (CRC/Alfacycles/Vegas Cosmetics), a 6m07s. Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) foi a melhor corredora nesta categoria.

Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), em masters A, António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), em masters B, Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI), em masters C, e Teresa Fernandes (Clube Xelb), em masters femininas, venceram as provas de veteranos. João Martins ganhou em promoção.

A segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Rio de Mouro, no dia 21 de abril, sendo uma prova de classe 1 internacional.

Comentários

pub