Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoOs espanhóis dominaram as provas de elite da primeira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que este domingo se disputaram em Silves. Pablo Rodriguez (BH-Suntour-KMC) e Lucia Vasquez (Vicma Bike Team) foram os mais fortes nas corridas principais e são os primeiros líderes da Taça de Portugal.

O campeão nacional de XCO e primeiro betetista olímpico português, David Rosa (Movefree/Liberty Seguros), foi o único corredor intrometer-se entre os corredores estrangeiros, mas teve de contentar-se com a segunda posição.

Pablo Rodriguez venceu com 1m12s de vantagem sobre Rosa. Mais distante, a 6m03s do vencedor, ficou o terceiro classificado, o belga Frans Claes (Eco Mountain Bike Team).

Banner lateral albufeira

Na corrida feminina, o poderio forasteiro não deu a menor hipótese às corredoras portuguesas. Lucia Vasquez destacou-se da concorrência e cortou a meta com 1m38s de vantagem sobre a segunda classificada, a campeã nacional da Estónia, Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas).

A espanhola Isabel Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão) fechou o pódio, a 6m29s da vencedora. Joana Barbosa (CDC Navais-Póvoa de Varzim), quarta classificada, foi a melhor portuguesa.

João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) evidenciou-se entre os juniores, ganhando a respetiva corrida com 58 segundos de vantagem sobre o mais forte opositor, o espanhol Diego Calderon (Scott-Sportbici).

No setor feminino de juniores, Ana Tomás (BTT Seia) revelou grande superioridade, vencendo com 8m44s relativamente à segunda classificada, Ana Inácio (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike).

A corrida de cadetes, disputada por um numeroso pelotão de mais de 60 corredores, foi ganha pelo espanhol Ignacio Blanco (Scott-Sportbici), diante dos lusos Rafael Oliveira (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike), a 5m05s, e João Antunes (CRC/Alfacycles/Vegas Cosmetics), a 6m07s. Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) foi a melhor corredora nesta categoria.

Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), em masters A, António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), em masters B, Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI), em masters C, e Teresa Fernandes (Clube Xelb), em masters femininas, venceram as provas de veteranos. João Martins ganhou em promoção.

A segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Rio de Mouro, no dia 21 de abril, sendo uma prova de classe 1 internacional.

jf-quarteira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Ciclista algarvia Beatriz Guerra conquista Taça de Portugal de XCO

Ciclista algarvia Beatriz Guerra conquista Taça de Portugal de XCO

Sul Informação - Algarvio Renato Silva revalida título nacional de BMX em Portimão

Algarvio Renato Silva revalida título nacional de BMX em Portimão

Sul Informação - Ciclismo: Algarvia Daniela Campos revalida título de campeã nacional

Ciclismo: Algarvia Daniela Campos revalida título de campeã nacional