Restaurante Gusto by Heinz Beck do hotel Conrad Algarve é revelação do ano

O restaurante Gusto by Heinz Beck, no hotel Conrad Algarve (Quinta do Lago), é considerado a revelação do ano, segundo […]

O restaurante Gusto by Heinz Beck, no hotel Conrad Algarve (Quinta do Lago), é considerado a revelação do ano, segundo o guia “Boa Cama Boa Mesa”, lançado pelo semanário Expresso no próximo sábado.

O restaurante Belcanto, em Lisboa, recebeu o prémio máximo, “Garfo de Platina”, do guia “Boa Cama Boa Mesa”, que distingue quase 60 hotéis e restaurantes nacionais.

O Belcanto, que já recebeu este ano uma estrela Michelin, é dirigido por José Avillez, que o guia do Expresso distingue nesta edição do guia como chefe do ano. O anúncio foi feito hoje ao final da tarde, numa cerimónia em Lisboa.

O guia distingue ainda 25 restaurantes com “Garfo de Ouro”, incluindo nesta lista os restaurantes com uma estrela Michelin Feitoria (Lisboa), Henrique Leis (Almancil), The Yeatman e Il Gallo D’Oro (Funchal) e os dois espaços com duas estrelas, Ocean (Lagoa) e Vila Joya (Albufeira).

A melhor garrafeira pode ser encontrada, segundo o guia, no The Yeatman, restaurante com uma estrela Michelin no hotel com o mesmo nome, em Vila Nova de Gaia.

No capítulo dedicado aos alojamentos, a “Chave de Platina” – distinção máxima – foi para o hotel Rio do Prado, em Óbidos. Ainda na “Boa Cama”, a revelação do ano é o Cooking & Nature, em Porto de Mós, enquanto o melhor enoturismo é a Quinta do Vallado (Peso da Régua). O melhor ecoturismo é o Pedras Salgadas Spa & Nature Park (Vila Pouca de Aguiar).

25 hotéis merecem a distinção “Chave de Ouro” neste guia, que contém “mais de 900 sugestões de alojamentos e restaurantes de eleição”.

Os locais distinguidos são selecionados de acordo com critérios como “a apresentação, o ambiente, o serviço e a qualidade gastronómica, a localização e inovação, sem esquecer a oferta de vinhos (nos restaurantes) e os equipamentos ou mais-valias de serviço (nos alojamentos)”, explicou à Lusa fonte do Expresso.

O guia, lançado anualmente desde 2003, é preparado com base numa “lista exaustiva” de locais – que constam na edição anterior e os que entretanto foram “‘descobertos’ ou inaugurados”. Os espaços, que inicialmente podem ser mais do triplo dos escolhidos, são depois hierarquizados com base em contributos “de um painel de elementos de diversos quadrantes da sociedade portuguesa, que são convidados a enviar os seus comentários e sugestões”.

Já com uma lista restrita, uma equipa de jornalistas percorre depois os restaurantes e alojamentos referenciados “para validar as informações e critérios”, explicou a mesma fonte.

O guia “Boa Mesa Boa Cama” é lançado no próximo sábado por 9,90 euros.

Comentários

pub