Polícias de Portugal e Espanha trocam apoios no patrulhamento das férias da Páscoa

Equipas do Corpo Nacional de Policia (CNP) de Espanha vão ajudar a PSP, entre 28 e 31 de março, a […]

Equipas do Corpo Nacional de Policia (CNP) de Espanha vão ajudar a PSP, entre 28 e 31 de março, a receber os milhares de turistas espanhóis que estarão em Portugal nesta Páscoa, principalmente nas cidades de Lisboa, Braga e Vila Real de Santo António, anunciou a Polícia de Segurança Pública.

Ao mesmo tempo, entre 28 de Março a 7 de Abril, a PSP portuguesa estará a patrulhar a zona de Málaga, no sul de Espanha, concretamente Benalmádena, onde são aguardados muitos estudantes e turistas portugueses, «apoiando a atividade desenvolvida pelo CNP e garantindo uma ligação mais estreita com os milhares de portugueses que se deslocam para aquela zona nesta altura do ano».

O CNP patrulhará as ruas de Lisboa, Braga e Vila Real de Santo António, entre os dias 28 e 31 de Março, com três equipas de dois elementos policiais cada, em viaturas policiais caracterizadas da polícia espanhola, que serão permanentemente acompanhadas por viaturas policiais da PSP.

O destacamento policial espanhol terá «especificamente como missão auxiliar o contacto entre os polícias portugueses da PSP e os cidadãos espanhóis que visitam Portugal nesta altura do ano, apoiando o cumprimento da Missão da PSP».

A polícia portuguesa, por seu lado, patrulhará Benalmádena com uma equipa de três agentes e uma viatura policial caracterizada portuguesa nos mesmos moldes e com a mesma missão, garantindo assim, uma maior visibilidade e uma ligação mais próxima entre os visitantes e a Polícia.

A PSP considera esta uma «decisão inédita» para «materializar a ligação histórica entre os dois países da Península Ibérica, concretamente em termos securitários».

Salienta ainda, em comunicado, que «esta realidade vem ao encontro do estipulado na decisão n.º 2008/615/JAI (aprofundamento da cooperação transfronteiras, em particular no domínio da luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiras) e no âmbito do Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira rubricado por Portugal e Espanha».

Considerando a cooperação existente entre as duas polícias ibéricas, dando seguimento às boas práticas já desenvolvidas no tocante à criminalidade transfronteiriça, após autorização do Ministro da Administração Interna, «a PSP convidou a sua congénere espanhola, o CNP, para articular connosco a receção dos milhares de visitantes espanhóis que estarão em Portugal nesta Páscoa, principalmente nas cidades de Lisboa, Braga e Vila Real de Santo António».

Comentários

pub