Não será tarefa fácil encontrar e ver o cometa Pan-STARRS

Tendo em conta a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os melhores dias para tentar vislumbrar […]

Tendo em conta a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os melhores dias para tentar vislumbrar o Cometa Pan-STARRS (C/2011 L4) em Portugal Continental parecem ser entre quarta e sexta-feira (de 13 a 15 de março).

No entanto, encontrá-lo pode não ser tarefa muito fácil, pois o cometa está bem baixo, e na direção do Sol, quando o Sol se está a pôr.

Para o encontrar, assim que o Sol desaparecer completamente abaixo do horizonte, procurem uma pequena manchinha no halo do pôr-do-Sol. Se não o conseguirem ver a olho nu, podem usar uns binóculos ou um pequeno telescópio, e procurar na área do pôr-do-Sol.

Se o tempo o permitir, na quarta (13/03) podem ainda usar como referência o fino crescente da Lua, que estará pouco acima do cometa.

Por favor tenham, no entanto, MUITO CUIDADO em só usar binóculos ou um telescópio DEPOIS do disco solar ter passado completamente abaixo da linha do horizonte. Olhar diretamente para o Sol a olho nu já é perigoso, mas com binóculos ou telescópios, pode causar cegueira instantânea.

Infelizmente, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, a previsão é de mau tempo, pelo que não deve ser possível ver este cometa. No entanto não desesperem, pois no fim de novembro está prevista a passagem do cometa C/2012 S1 (ISON).

 

Autor: Ricardo Cardoso Reis (CAUP)

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Legenda da imagem: As posições do cometa e da Lua, entre os dias 12 e 15 de março de 2013 (Imagem: Stellarium)

 

 

Comentários

pub