Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoHoje em dia, são vários os desafios que são colocados à Imprensa Regional. A adaptação a um mundo em constante mudança não é fácil. A própria concorrência entre os diferentes órgãos de comunicação faz com que, não só os órgãos de comunicação, mas também os próprios jornalistas, tenham que se adaptar, o que passa por uma mudança de mentalidades a nível profissional, bem como pela adoção de novas tecnologias.

«Imprensa Regional – Liberdade, Sustentabilidade e Pluralidade» foi o tema de mais uma
edição do Teia D’Ideias no passado dia 13 de Março, a Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Para abordar a realidade da imprensa regional, sob a moderação de Nuno Silva, marcaram presença no painel de discussão Pedro Poucochinho (chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Portimão), Pedro Duarte (RUA FM – Rádio Universitária do Algarve), João Pedro Correia (jornalista da delegação do Algarve da Agência Lusa e da Rádio Costa D’Oiro), Elisabete Rodrigues (diretora do Sul Informação), Tony Melo (diretor do jornal Edição Especial) e Ana Rosa (jornalista).

Banner lateral albufeira

Na sequência do título da tertúlia, três vetores dominaram a discussão, a liberdade da imprensa regional, a sua sustentabilidade financeira e a importância de pluralidade de conteúdos.

Com o país em crise económica e social, num meio onde os recursos financeiros escasseiam, o desafio passa também pela exploração de novos meios de financiamento.

Sul InformaçãoA Imprensa Regional, através da sua irreverência, é convidada a encontrar novas soluções que a tornem mais rentável.

Entre possíveis linhas a investir, foi salientado pelos participantes a potencialidade do jornalismo de investigação, bem como a importância de desenvolver uma política de maior proximidade com a população local, preservando no entanto a qualidade na forma e no conteúdo daquilo que é publicado.

Neste debate de ideias, também foi motivo de discussão a dificuldade que a Imprensa Regional sente por vezes em mostrar a sua independência e a sua imparcialidade em relação aos factos que relata.

As barreiras a esta independência passam pela proximidade do próprio jornalista com os factos que observa ou pelas tentativas de influência externas, tanto políticas como económicas.

Torna-se assim um grande desafio manter a sua independência e isenção, livre de fatores externos, o que por consequência lhes traz uma grande responsabilidade pela transmissão dos factos, investigando a sua veracidade antes da divulgação.

Sem dúvida que a Imprensa Regional tem um papel fundamental na divulgação da notícia e da informação veiculada, com forte influência na sociedade local, tanto para o bem, como para o mal, o que acarreta uma maior responsabilidade sobre os seus ombros.

A Teia D’Impulsos Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), que organizou este sexto episódio da segunda série do ciclo de debates Teia d’Ideias, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, agradeceu ainda o apoio de A Casa da Isabel e da Delta na realização do coffee-break.

Para o dia 17 de Abril, está já agendado o 7º episódio da 2ª série da Teia D’Ideias, subordinado ao tema “Património Histórico de Portimão – Que oportunidades?”.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

inframoura cada gota importa
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Detido homem que agredia companheira e que publicou vídeo sexual na Internet

Homem violou jovem de 16 anos que conheceu nas redes sociais mas foi detido em Portimão

Sul Informação - Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana