GNR deteta e anula descarga ilegal de águas residuais no concelho de Tavira

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Tavira detetou e pôs cobro esta terça-feira a uma descarga ilegal de […]

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Tavira detetou e pôs cobro esta terça-feira a uma descarga ilegal de águas residuais numa linha de água nas imediações de Santa Catarina da Fonte do Bispo,  proveniente de um tanque de retenção pertencente a um lagar de azeite.

«Os responsáveis do referido lagar utilizavam uma bomba elétrica submersível, a qual debitava as águas residuais diretamente para uma linha de água, aproveitando o aumento do caudal naquela linha, provocada pela elevada pluviosidade que se fez sentir por estes dias, para encobrir a referida descarga», descreveu o Comando Territorial de Faro da GNR, numa nota de imprensa.

Os responsáveis pela descarga foram identificado, apreendido o material usado para fazer a descarga e neutralizado o foco de poluição. Também foi «elaborado o competente auto de notícia por contraordenação pela infração ambiental detetada».

A GNR acrescentou que o lagar responsável pela descarga «já é reincidente neste tipo de infrações ambientais muito graves, incorrendo por este ato numa sanção que tem como valor minímo 200 mil euros».

«A Guarda Nacional Republicana reitera total disponibilidade para recolha de denúncias e contributos na área ambiental, pugnando pela defesa dos valores ambientais e por uma melhor segurança e bem estar das populações», acrescentou o comando regional desta força policial.

Comentários

pub