Festa do Partir do Folar volta ao Pinhal da Samouqueira

A Câmara Municipal de Vila do Bispo volta a promover, na Segunda-feira de Páscoa, dia 1 de abril, às 15h00, […]

A Câmara Municipal de Vila do Bispo volta a promover, na Segunda-feira de Páscoa, dia 1 de abril, às 15h00, no Pinhal da Samouqueira, o Partir do Folar.

Neste âmbito, o presidente da autarquia Adelino Soares convida a população a participar nesta festa convívio, onde serão degustados os tradicionais Folares da Páscoa.

A Câmara Municipal presenteará os participantes com três megas folares, e irá colocar à disposição transporte para todos os munícipes interessados em participar no evento, onde animação musical estará a cargo de Fernando Pereira.

Esta iniciativa é uma tradição popular, que se prende com o costume de depois da Quaresma, na Segunda-feira de Páscoa, e para acabar com o período da austeridade imposto pela tradição cristã, as famílias deslocarem-se logo pela manhã ao Pinhal da Samouqueira, para a Festa dos Folares.

Consigo levavam uma merenda composta entre outras iguarias, por mexilhões que eram assados na chapa e, como não podia deixar de ser, o tradicional Folar da Páscoa para comer e trocar com outras famílias.

Este piquenique, fortemente relacionado com os valores da partilha e da confraternização, que tem várias décadas de existência, era animado pelo acordeão, cantigas e jogos tradicionais.

Comentários

pub