Parque de Estacionamento P6 à entrada de Albufeira fica concluído em junho

As obras de construção do Parque de Estacionamento da Avenida da Liberdade (P6), em Albufeira, vão ficar concluídas até ao […]

As obras de construção do Parque de Estacionamento da Avenida da Liberdade (P6), em Albufeira, vão ficar concluídas até ao próximo mês de junho, anunciou hoje a Câmara, garantindo que «os trabalhos prosseguem a bom ritmo».

O parque, que tem uma capacidade máxima para 460 veículos no interior e 163 lugares à superfície, ficará localizado no início da Avenida da Liberdade, na entrada principal de Albufeira, para quem chega a partir da Via do Infante e A2, e será o parque de estacionamento coberto com maior capacidade de estacionamento de veículos no concelho. Terá três pisos com a circulação no seu interior a fazer-se por vias de um único sentido.

Trata-se de um investimento privado de cerca de 3,5 milhões de euros.

A Câmara de Albufeira explica, em nota de imprensa, que, «com a chegada do verão, a falta de estacionamento em vários pontos do concelho aumenta ou não fosse Albufeira um município em que a população e o número de veículos mais que triplica durante essa época».

Isso acontece «em particular no centro da cidade, devido ao acesso às praias e à grande concentração de bares restaurantes e outro comércio, o que levou o Município de Albufeira a procurar uma alternativa para melhorar e aumentar o estacionamento de veículos na zona».

O vereador Carlos Quintino na visita às obras do P6

Essa solução passou pela realização de um concurso público internacional com o objetivo de concessionar a construção, exploração, manutenção e conservação do Parque de Estacionamento P6.

António Magalhães, membro do conselho de administração da empresa construtora e concessionária, a Alexandre Barbosa Borges SA, disse que «o ritmo dos trabalhos está a decorrer normalmente e o prazo previsto para a abertura do parque P6 é Junho de 2013».

As obras de construção do P6 começaram em dezembro do ano passado, prevendo-se que fiquem concluídas no próximo mês de junho.

A Câmara de Albufeira acrescenta que no final do Contrato de Concessão, que tem um prazo de 30 anos, o edifício do Parque de Estacionamento da Avenida da Liberdade (totalmente construído a expensas do concessionário) irá reverter para o Município».

Além disso, durante a exploração, a autarquia irá receber uma remuneração anual de 5% das receitas brutas de exploração do P6, do P5 na Avenida 25 de Abril, em pleno funcionamento, e do estacionamento à superfície na Avenida da Liberdade.

De acordo com Carlos Quintino, vereador responsável pelas Acessibilidades Viárias, Trânsito e Estacionamento, «a construção do P6, acontece porque o atual executivo camarário nunca baixou os braços nesta matéria, irá permitir um aumento muito significativo de lugares de estacionamento na baixa da cidade e está a ser construído numa altura de enorme retração do investimento privado. E por isso é um investimento que se deve realçar e apoiar no sentido de chegar a bom porto e podermos resolver de uma vez por todas a falta de estacionamento sazonal no centro da cidade».

 

Área de intervenção
10 507 m2

Área de implantação
9 415 m2

Área bruta de construção
13 579 m2

Área por lugar de estacionamento
30 m2

Pisos
3

Lugares de estacionamento
Capacidade no edifício
460 lugares

Capacidade à superfície
163 lugares

 

Comentários

pub