Desidério Silva debateu modelo de financiamento do turismo e rotas aéreas com secretário de Estado

O modelo de financiamento das Entidades Regionais de Turismo foi debatido na terça-feira durante uma reunião que juntou à mesa […]

O modelo de financiamento das Entidades Regionais de Turismo foi debatido na terça-feira durante uma reunião que juntou à mesa o secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, e o presidente do Turismo do Algarve Desidério Silva.

Para o dirigente algarvio, aquelas entidades públicas deverão ter autonomia financeira para promoverem no futuro as regiões por si abrangidas.

«Num momento em que o setor do turismo está a ser objeto de uma reorganização profunda, parece-nos crucial falar do nosso atual modelo de financiamento. O que pretendemos é que as regiões tenham a capacidade financeira para assegurarem a sua função de promoção turística», sublinhou Desidério Silva após o encontro à porta fechada com o secretário de Estado.

Na agenda de trabalho estiveram ainda temas que têm estado na ordem do dia para a região algarvia, como a criação de incentivos para dinamizar o setor que evitem o cancelamento das operações turísticas durante o inverno ou a aposta em novas rotas aéreas diretas de (e para) Faro.

Para Desidério Silva, o Algarve tem de atenuar a sazonalidade da procura turística «e isso consegue-se com uma estratégia global, que privilegie outros segmentos de oferta, uma maior autonomia regional, mais ligações aéreas ao destino e a descida na taxa do IVA sobre a restauração e os campos de golfe, por exemplo», referiu o presidente, para quem esta é a altura certa para mudar.

«Devemos aproveitar o ritmo de mudança impulsionado pela nova lei das regiões de turismo», aprovada na especialidade na última sexta-feira, concluiu.

Comentários

pub