Há um cometa para observar no céu de Março

O mês arranca na madrugada de dia 1 com a Lua na direção da estrela Espiga da constelação da Virgem, […]

O mês arranca na madrugada de dia 1 com a Lua na direção da estrela Espiga da constelação da Virgem, e junto a Saturno na noite seguinte. Estas duas passagens repetir-se-ão nos dias 28 e 29, respetivamente. O quarto minguante ocorre na noite de dia 4, mas nessa noite a Lua só nasce pelas 3 horas de dia 5.

Seis dias após a Lua Nova de dia 11, iremos encontrar o nosso satélite natural ao pé da constelação do Touro e de Júpiter.
A maior aproximação entre estes dois astros acontece na madrugada de dia 18. Mas tal só terá lugar após o pôr-da-lua visto em Portugal Continental. Já no dia 19 dar-se-á o quarto crescente.

Se as condições o permitirem, por estes dias poderemos ver o cometa C/2011 L4, também conhecido pelo nome do projeto ao abrigo do qual foi descoberto: o PANSTARRS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System).

Para tal devemos olhar para Oeste pouco depois do pôr-do-sol, onde nos depararemos com uma pequena mancha ténue.

Pensa-se que o PANSTARRS vem da Nuvem de Oort, a nuvem de asteróides e cometas que, em teoria, rodeia o Sol nos limites do Sistema Solar (a 50.000 vezes da distância da Terra ao Sol).

Vista do céu a Sudeste pelas 3 horas do dia 1 (esquerda) e a Oeste pelas 22 horas de dia 17 (direita). Também é visível a posição da Lua na madrugada de dia 2 e na noite de dia 19.

Possivelmente esta seja a primeira vez que o PANSTARSS se aproxima do Sol, só o voltando a fazer daqui a cerca de 110.000 anos.

Por ser uma das suas primeiras aproximações ao Sol, este cometa não será tão brilhante como o inicialmente previsto, não indo além da magnitude 3 ou 4 (o menor brilho identificável a olho nu num céu com alguma poluição luminosa).

É difícil prever o brilho dos cometas, pois tal envolve fatores muitas vezes desconhecidos, tais como o tamanho e estrutura do seu núcleo ou a sua velocidade de rotação. Por isso, estas estimativas costumam ser feitas com base no seu comportamento nos meses anteriores.

Outro evento bem mais frequente ocorre em consequência da translação da Terra em torno do Sol. Assim, pelas 5 horas da madrugada de dia 20, o eixo de rotação terrestre voltará a ficar perpendicular à direção Sol-Terra. Nesse momento os hemisférios Norte e Sul terrestres encontrar-se-ão igualmente iluminados. É o que em Portugal se chama de Equinócio da Primavera, pois a partir desse instante começa a Primavera no hemisfério Norte.

No dia 27, ocorre a primeira Lua Cheia da Primavera e, seguindo a tradição, no Domingo a seguir a esta Lua Cheia celebra-se a Páscoa (este ano a 31 de março).

Boas observações!

 

Autor: Fernando J. Gutiérrez Pinheiro (CGUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Legendas das imagens
Figura 1: Vista 30°x20° do céu a Oeste pelas 19 horas de dia 12. Também é indicada a posição da Lua no dia 13, e a localização do cometa PANSTARRS nos dias 9, 15 e 18. Notar que 10° correspondem à largura aproximada do nosso punho quando visto com o braço esticado.
(imagens: Stellarium)

Figura 2: Vista do céu a Sudeste pelas 3 horas do dia 1 (esquerda) e a Oeste pelas 22 horas de dia 17 (direita). Também é visível a posição da Lua na madrugada de dia 2 e na noite de dia 19.

 

 

 

Comentários

pub