Potencial turístico da Eurocidade Ayamonte-Vila Real de Santo António afirma-se no Algarve e na Andaluzia

As cidades fronteiriças de Ayamonte e Vila Real de Santo reuniram-se com hoteleiros, profissionais e associações comerciais de Portugal e […]

As cidades fronteiriças de Ayamonte e Vila Real de Santo reuniram-se com hoteleiros, profissionais e associações comerciais de Portugal e Espanha para recolher sugestões e avaliar o potencial turístico da recém-criada Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António.

Na jornada de trabalho, que juntou dezenas de pessoas no auditório do Centro Cultural Casa Grande, este fim de semana, em Ayamonte, concluiu-se que, em conjunto, as duas cidades têm maior capacidade para se afirmarem quer no contexto do Algarve, quer no contexto da Andaluzia, captando mais visitantes e ampliando os proveitos turísticos.

Tendo em conta as estatísticas oficiais de cada um dos países e a capacidade de alojamento de Ayamonte e VRSA, estima-se que, em conjunto, a Eurocidade Ayamonte – VRSA possa representar perto de 11% da capacidade de alojamento do Algarve (cifrada em 102884 camas) e cerca de um quarto da capacidade de alojamento da região de Huelva (47912 camas).

Numericamente falando, a capacidade global de alojamento da Eurocidade Ayamonte – VRSA coloca a cidade espanhola no primeiro lugar em termos de camas turísticas no contexto da região de Huelva. Em sentido idêntico, a Eurocidade passa a conferir a Vila Real de Santo António o quarto lugar em termos de camas turísticas no Algarve.

Unidas, as duas localidades têm ainda para oferecer 6 campos de golfe de 18 buracos, assim como 3 portos desportivos que, na totalidade, oferecem mais de 900 lugares de amarração.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, «Portugal e Espanha vivem uma realidade semelhante em termos turísticos, nomeadamente no que se refere aos desafios e dificuldades, pelo que a definição de estratégias comuns trará proveitos igualmente comuns para os agentes económicos».

«Estamos confiantes de que a cooperação turística é uma área com potencial no contexto da Eurocidade, até porque não estamos a impor nenhum modelo à partida, mas antes a construir caminho ao lado dos profissionais do setor», continua Luís Gomes.

Para o presidente do Ayuntamiento (município) de Ayamonte, Antonio Rodríguez Castillo, a reunião desenvolvida com os profissionais do turismo mostra que «existe vontade política para iniciar um trabalho comum nos dois lados da fronteira», tendo o autarca igualmente destacado o papel das associações empresariais de Portugal e Espanha.

 

O que é uma Eurocidade?

A «Eurocidade Ayamonte – VRSA» é exemplo de um novo modelo de cooperação que vai além da colaboração institucional e da soma de simples programas e iniciativas. Adotando uma nova visão de cidadania europeia, o projeto conjuga esforços e recursos, o que passará, por exemplo, pela gestão conjunta dos serviços e equipamentos dos municípios fronteiriços.

Comentários

pub