Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoAntónio Mergulhão, o atual presidente da Assembleia Geral do Portimonense, faleceu esta manhã vítima de doença súbita. O médico analista de Portimão, de 64 anos, era uma figura conhecida na cidade não só devido à sua atividade profissional, mas também pela dedicação ao associativismo. 

Além do Portimonense, clube pelo qual não escondia a devoção, foi dirigente ao longo de muitos anos da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, onde ocupou diversos cargos diretivos.

Ao nível profissional, era farmacêutico de formação e proprietário de um laboratório de análises clínicas em Portimão.

sessões de cinema de inverno

António Mergulhão era irmão do também já falecido antigo presidente da Câmara de Portimão Nuno Mergulhão.

 

Breve currículo (fonte: Ordem dos Farmacêuticos):

António Mergulhão licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1973 e especializou-se em Análises Clínicas em 1976, altura em que assumiu a Direção Técnica do Laboratório de Análises Clínicas com o mesmo nome, na cidade de Portimão.

Em 1976 implementou o serviço de Análises Clínicas no Hospital de Lagos, exercendo funções de Diretor Técnico desse laboratório até 1982.

Atualmente era sócio-gerente do Laboratório António Mergulhão, S.A., com diversos Postos de Colheita dispersos pelo Barlavento Algarvio, colmatando a carência de cuidados complementares de diagnóstico às populações do interior, com menos recursos financeiros e dificuldade de mobilidade e acesso aos centros populacionais.

Em 2004, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios de Análises Clínicas, obtendo a certificação pela Norma ISO 9001:2000 e Boas Práticas Laboratoriais.

O laboratório que dirigia presta atendimento a uma média de 22 mil doentes por ano, tendo uma preocupação não só a nível de qualidade analítica, mas também a nível social.

Foi presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), entre Novembro de 2002 e Novembro de 2008 e é presidente da Assembleia-Geral da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL), desde 2006.

Colaborava com a Universidade do Algarve, enquanto membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Ciências e Tecnologias e como membro da Comissão Consultiva Externa para o Curso de Ciências Farmacêuticas.

Em colaboração como outros membros do Centro de Estudos de Imunoalergologia de Portimão, publicou e apresentou a nível internacional alguns estudos que foram reconhecidos com os prémios S.P.A.I.C/Astra Zeneca 2004.

Em reconhecimento público por se tratar de um cidadão empenhado e interessado no desenvolvimento social, económico e associativo do concelho, em 2008 foi distinguido pela Câmara de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Nesta hora de pesar, o Município de Portimão já expressou publicamente «as mais sentidas condolências à família e amigos de António Mergulhão».

 

Atualizado às 11h20 com informação de currículo

Atualizado às 16h59 com informação da Câmara de Portimão

 

infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

videovigilancia_fakenews

Câmara de Portimão garante que «videovigilância está em pleno funcionamento»

Portimonense

Portimonense alarga vantagem no topo do “Distritalão”

Lusitano de Évora

«Não vamos para a Liga 3 para nos virmos embora», diz presidente do Lusitano de Évora