Tertúlia em Faro debate impressão Fine Art (atualizada)

A ALFA (Associação Livre de Fotógrafos do Algarve) vai realizar no próximo dia 18 de Janeiro, às 21h30, no Centro […]

A ALFA (Associação Livre de Fotógrafos do Algarve) vai realizar no próximo dia 18 de Janeiro, às 21h30, no Centro de Ciência Viva, em Faro, uma tertúlia com Jorge Teles, um especialista em impressão de alta qualidade e preservação de imagens.

Esta será uma das tertúlias do ciclo que, durante janeiro, fevereiro e março, na terceira sexta-feira do mês, porão apaixonados pela fotografia a discutir temas com o público, a trocar opiniões e a comentar imagens.

A “Fine art” ou Fotografia de arte é a fotografia criada de acordo com a visão do artista como fotógrafo. Fotografia de arte está em contraste com o fotojornalismo, em que o desenvolvimento da reportagem conta uma história visual ou relata uma notícia ou um evento.

Jorge Teles, a partir do seu laboratório certificado pela Digigraphie Europa, tem vindo a desenvolver trabalhos de fotografia e impressão fotográfica através da técnica DIASEC para conceituados museus e coleções de arte do mundo e para reputados artistas como André Boto, Serra Ribeiro, José d’Avila e João Pedro Costa, entre outros.

O processo submete a fotografia a uma sanduíche, por sistemas de componentes químicos colantes com inibidor ultravioleta e neutralidade de cor.

Dá às fotos um aspeto molhado, aumenta a saturação de cor, contraste e nitidez, reforçando os detalhes subtis e introduz nova dimensão às imagens.

Em anos anteriores participaram nas Tertúlias da ALFA nomes como Fernando Sampaio Amaro, Maia Coimbra, Tiago Vieira e André Boto, o primeiro português a conquistar o prémio do Fotografo Europeu do Ano da Federação Europeia de Fotógrafos.

A entrada é gratuita.

 

Atualizada: no dia 4 de janeiro, às 10h30, alterando o local de realização da tertúlia.

 

 

Comentários

pub