Poupe combustível ao conduzir melhor com ajuda de aplicação para smartphones

A tecnologia das redes de computadores tem evoluído muito na última década, não parando de nos surpreender, e o número […]

A tecnologia das redes de computadores tem evoluído muito na última década, não parando de nos surpreender, e o número de pessoas a usufruir desta evolução não para de aumentar.

O Grupo de Redes de Computadores – DISCA, da Universidade Politécnica de Valência, desenvolveu uma aplicação para telefones móveis que se chama “Driving Styles” e que carateriza e monitoriza o nosso estilo de conduzir. O sistema deteta maus hábitos de condução e ajuda na promoção de um melhor comportamento ao volante.

Usando um dispositivo Bluetooth, esta aplicação reúne informação da unidade eletrónica de controlo do veículo, como velocidade, aceleração, revoluções do motor, posição do pedal do acelerador e posição geográfica via GPS. Depois de reunir a informação, o dispositivo envia os dados para a plataforma web do projeto, onde estes são analisados.

O investigador principal do projeto, o português Carlos Tavares Calafate, refere que “através de um algoritmo baseado em redes neuronais o sistema é capaz de caraterizar o tipo de via por onde circula e o estilo de condução do condutor”.

Os investigadores propuseram-se a ajudar a corrigir maus hábitos de condução, especialmente os padrões muito agressivos de condução que estão geralmente associados ao perigo e ao elevado consumo de combustíveis.

Carlos Tavares Calafate comenta: “Este sistema pode também ser usado por companhias de seguros para oferecer descontos a condutores que apresentem menores riscos de condução.”

A aplicação, resultante desta investigação, é gratuita e está disponível para smartphones Android em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.driving.styles

Os condutores envolvidos neste projeto piloto têm acesso direto a todas as suas rotas gravadas no portal web da plataforma, e informação como gráficos de aceleração, mapas de velocidade e outros parâmetros, incluindo também uma análise individualizada do estilo de condução. O investigador português afirma que “um correto comportamento na condução pode levar à poupança de 20% de consumo de combustível e melhorar a segurança rodoviária”.

Este avanço tecnológico permite-nos ter uma ideia da importância da Ciência e da Tecnologia na sociedade atual, uma vez que promove uma atitude protetora do meio ambiente, ajuda as pessoas a pouparem dinheiro em combustíveis e pode reduzir o número de acidentes rodoviários.

Neste sentido, todo o investimento que se possa fazer nestas duas dimensões humanas será sempre bem-vindo.

 

Autor: João Pedro Cesariny Calafate

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Comentários

pub