Mendes Bota defende acesso da estrada Tunes-Messines ao IC1

O deputado do PSD Mendes Bota voltou a insistir, ao fim de vinte anos, na necessidade de ligar a «zona […]

O deputado do PSD Mendes Bota voltou a insistir, ao fim de vinte anos, na necessidade de ligar a «zona de grande riqueza e produtividade económica do Foral, entre S. Bartolomeu de Messines e Tunes, ao IC1».

Trata-se de uma velha causa deste parlamentar algarvio, de justificação agora ainda mais evidente, depois da construção da autoestrada Lisboa-Algarve. Foi isso mesmo que constou da interpelação que o deputado fez ao Governo.

Segundo Mendes Bota, «trata-se de uma área com intensa atividade agrícola, florícola, frutícola e viveirista, com forte componente exportadora, sem esquecer variadíssimas unidades de turismo de interior e empresas de atividades sectoriais diversas, que dão emprego a milhares de pessoas».

Por isso, considera que «é dificilmente compreensível que um Itinerário Complementar como este, que liga Lisboa ao Algarve, tenha um troço com uma tão grande extensão sem uma ligação ao tecido económico circundante da estrada».

Eis o teor integral da iniciativa parlamentar:

«PERGUNTAS AO GOVERNO

Assunto: ACESSO DA ESTRADA ENTRE TUNES E S. BARTOLOMEU DE MESSINES AO IC1 NO SÍTIO DO FORAL

Destinatário: Ministério da Economia e do Emprego

Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República

Há mais de vinte anos que a população, as empresas e as forças vivas e autárquicas do município de Silves vêm reivindicando a construção de um acesso da estrada que liga Tunes e S. Bartolomeu de Messines ao IC1, na zona designada por Foral.

Trata-se de uma área com intensa atividade agrícola, florícola, frutícola e viveirista, com forte componente exportadora, sem esquecer variadíssimas unidades de turismo de interior e empresas de atividades sectoriais diversas, que dão emprego a milhares de pessoas.

É dificilmente compreensível que um Itinerário Complementar como este, que liga Lisboa ao Algarve, tenha um troço com uma tão grande extensão sem uma ligação ao tecido económico circundante da estrada.

Ao abrigo do mais potente arsenal de disposições constitucionais, legais e regimentais aplicáveis, solicita-se a V. Exa. se digne obter do Ministério da Economia e do Emprego resposta às seguintes perguntas:

1- Reconhece esse Ministério a razoabilidade, a necessidade e a utilidade da pretensão de fazer construir um acesso ao IC1 para servir a zona do Foral, entre Tunes e S. Bartolomeu de Messines?

2- Pensa a Estradas de Portugal S.A. executar esta obra? Já existe projeto?

3- Em caso afirmativo, qual o calendário previsível para a sua execução?

.
Assembleia da República, 27 de Dezembro de 2012

O Deputado

Mendes Bota»

Comentários

pub