Loulé assinala Bodas de Prata do Padre Henrique Varela

Até 19 de janeiro, o concelho de Loulé homenageia o Padre Henrique Varela, no âmbito das comemorações das Bodas de […]

Até 19 de janeiro, o concelho de Loulé homenageia o Padre Henrique Varela, no âmbito das comemorações das Bodas de Prata Paroquiais deste sacerdote ao serviço de Loulé, com um programa promovido pela autarquia louletana e Paróquias de Loulé.

Assim, depois de ontem, dia 3 de janeiro, ter tido lugar a Eucaristia Solene dos 25 Anos de Pároco na Igreja Matriz de S. Clemente, no sábado, dia 5, pelas 18h00, no Centro Paroquial de Loulé, tem lugar a iniciativa “Valorização na Eucaristia da Catequese”.

É também neste local que no dia 6, domingo, a partir das 13h30, acontece um almoço comemorativo das Bodas de Prata.

O Cine-Teatro Louletano recebe no dia 12 de janeiro, pelas 21h00, a Conferência “Memórias e Desafios da Fé Cristã em Loulé”, apresentada pelo Padre António Alves Martins, docente da Universidade Católica Portuguesa. Segue-se um concerto de música sacra pelo Coro de Câmara da Sé de Faro.

No dia 13, pelas 15h00, tem lugar um dos momentos altos do programa: a inauguração da Exposição Comemorativa e de Arte Sacra “Mistérios do Céu na Terra – Jubileu de um Sacerdote em Loulé”, patente ao público no Convento de Santo António, até 16 de fevereiro.

Esta Exposição apresenta-se em três núcleos: no primeiro procura-se apresentar as melhores peças das Paróquias de São Clemente e de São Sebastião de Loulé; no segundo núcleo (no corpo da antiga igreja do Convento) destacam-se vinte e cinco fotos que fazem memória dos 25 anos de serviço em Loulé; o terceiro e último núcleo consta de uma sala de multimédia, na qual é possível audiovisualizar o tema do sacerdócio.

No núcleo de Arte Sacra, é possível apreciar uma beleza imensa que é sinal de uma vivência alegre, esplendorosa e dinâmica da Fé Cristã, ao longo dos séculos, em Loulé. Em cada uma das peças pode-se imaginar a busca de uma comunidade e dos artífices do sagrado em contemplar e “materializar” “A Misteriosa Beleza do Céu na Terra”.

De acordo com a organização desta iniciativa, pretende-se que esta Exposição possa ser um meio pelo qual possa ter lugar aquele sempre inexplicável mistério da entrada do Deus do Céu na Terra do coração de cada visitante.

A Exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00.

O encerramento das comemorações acontece no dia 19 de janeiro, com Concerto de Câmara pela Orquestra do Algarve, na Igreja São Francisco, pelas 21h00.

Comentários

pub