Grupo Vila Vita vai doar faixa da praia de Armação de Pêra à Câmara de Silves

O Grupo Vila Vita, que comprou uma faixa da praia de Armação de Pêra que é privada, vai fazer um […]

O Grupo Vila Vita, que comprou uma faixa da praia de Armação de Pêra que é privada, vai fazer um protocolo de cedência do terreno com a Câmara Municipal de Silves.

Esta garantia foi deixada na quarta-feira pelo representante daquele grupo, durante a reunião extraordinária daquela Câmara, que decorreu na sede do Armacenense Futebol Clube, em Armação de Pêra, convocada pela Câmara a pedido dos vereadores socialistas na autarquia.

Durante a reunião, aberta ao público, os vereadores do PS propuseram «que tal situação fosse feita, de imediato, por escritura pública, tendo tal formalização sido aceite pelo atual proprietário», garantem os socialistas em comunicado.

Se tal acontecer, o terreno será doado ao património público, o que, na opinião do PS/Silves, significa que se fará «justiça ao devolver-se aos armacenenses o que deles é, e sempre foi».

Os vereadores da oposição na Câmara de Silves acrescentam ainda que o comprador do terreno – o Grupo Vila Vita, de capitais alemães – assumiu publicamente dispor «de uma verba a rondar os 300 mil euros para contribuir para a requalificação da zona nos termos definidos pela autarquia, em troca de um apoio de praia».

Isto mesmo já tinha sido anunciado, em declarações ao Sul Informação, pelo presidente da Câmara de Silves, o social-democrata Rogério Pinto.

A reunião extraordinária tinha sido pedida pela vereação socialista, «de forma a permitir a participação dos principias interessados e a partilha da informação por parte do Executivo Permanente, tudo em nome da transparência».

Os socialistas consideram que «com a leitura dos documentos constantes do processo camarário, ficou patente, para todos os presentes, que o executivo permanente conduziu mal o processo».

É que, defendem, «não obstante a Câmara Municipal ter deliberado em 15/07/2009, a compra do terreno (parte da praia) conjuntamente com a ARH Algarve, nada fez nesse sentido, nem respondeu à carta da advogada dos vendedores que, em 26/01/2011 fixou um prazo até ao dia 30/11/2011 para que a escritura da compra fosse realizada».

Segundo a nota dos vereadores do PS, esta constatação terá levado «vários intervenientes na reunião a afirmar que tinham perdido a confiança no executivo permanente PPD/PSD».

A faixa de praia, numa extensão de cerca de três hectares de terreno, é a única de Armação que era pertença de privados – a família Santana Leite –, desde 1913, e foi comprada pelo empresário alemão proprietário do empreendimento Vila Vita, situado perto de Armação, mas já no concelho de Lagoa.

A faixa de terreno, que no início do século XX era composta por terrenos agrícolas, estende-se pelo interior da praia, não chegando ao mar, e nela estão instalados, de «forma clandestina e há muitos anos», equipamentos públicos, como a lota da Docapesca, a Junta de Freguesia, a Cruz Vermelha, o troço da avenida marginal entre a fortaleza e a rotunda dos barcos, os apoios dos pescadores, o bar de praia «A Cubata», o campo de futebol pelado do Armacenense.

Comentários

pub